31/03/2023 às 20:16

Antecipada vacinação para crianças de 6 meses a 6 anos incompletos

Imunização contra a gripe, que começou nas creches, também será oferecida em pontos específicos neste sábado e estará disponível em 130 UBSs a partir da próxima segunda

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

A campanha de vacinação contra a gripe foi antecipada nesta sexta-feira (31). Inicialmente prevista para começar em 10 de abril, crianças do grupo prioritário (de seis meses a cinco anos, 11 meses e 29 dias) de 21 creches da rede pública receberam as primeiras doses do imunizante no Distrito Federal. Ao todo, mais de 1,7 mil doses foram aplicadas em crianças e funcionários das escolas. A iniciativa conjunta entre as secretarias de Saúde e de Educação é uma das medidas para conter o aumento do número de casos de doenças respiratórias que acometem os pequenos.

Antecipada, a campanha que deveria começar no dia 10 foi nesta sexta-feira a 21 creches da rede pública e aplicou mais de 1,7 mil doses em crianças e funcionários das escolas | Foto: Divulgação/SES-DF

A Creche São Vicente de Paulo, no Cruzeiro Velho, foi visitada pela equipe da UBS 2 da região. Helena, 3 anos, foi uma das 116 crianças da unidade que receberam a dose do imunizante. “Fazer isso no ambiente da escola é maravilhoso! Aqui, ela está ao lado de uma coleguinha, em um clima mais acolhedor. Eu fico muito satisfeito com esse cuidado oferecido por eles e pela Secretaria de Saúde”, afirmou o pai da menina, Luciano de Siqueira Júnior.

[Olho texto=”“Quando surgiu essa oportunidade para nós aqui na escola, abraçamos totalmente. Tivemos também uma ótima adesão e colaboração dos pais”” assinatura=”Yvelyze Costa, presidente voluntária da Creche São Vicente de Paulo” esquerda_direita_centro=”direita”]

Já Carolina, 3 anos, contou com a companhia do irmão mais velho, Lucas, 4. O pai André Morais aproveitou a ação na escola da filha para vacinar também o garoto. “É uma grande oportunidade! Além de poupar tempo de ir até o posto, deixa-nos tranquilo saber que eles, tendo acesso ao imunizante, estão mais protegidos contra os sintomas da doença”, disse.

Além das crianças matriculadas na instituição, todos os 30 funcionários puderam receber a dose da vacina contra a influenza. Segundo a presidente voluntária da creche, Yvelyze Costa, foram vários os casos de gripe que afastaram crianças da rotina da escola nas últimas semanas. “Quando surgiu essa oportunidade para nós aqui na escola, abraçamos totalmente. Tivemos também uma ótima adesão e colaboração dos pais”, ressaltou a dirigente.

Luciano de Siqueira Júnior, pai de Helena (3), disse: “Fazer isso no ambiente da escola é maravilhoso! Aqui, ela está ao lado de uma coleguinha, em um clima mais acolhedor” | Foto: Tony Winston/Agência Saúde-DF

Para a gestora, além de oferecer um ambiente mais seguro, a campanha de vacinação na escola serve também à proposta educativa. “A gente utiliza esse momento para transformá-lo em algo lúdico e inseri-lo no processo de formação da criança. Sabemos que a aplicação pode ser dolorida para eles, mas é uma chance, inclusive, de trabalhar as emoções deles”, acrescenta.

Campanha de vacinação

A partir deste final de semana, crianças desta faixa etária também poderão ser levadas pelos responsáveis para receber a dose do imunizante em espaços públicos, como parque, igreja, escola, supermercado e UBS. Para saber onde ir, confira a lista de locais no link https://www.saude.df.gov.br/locaisdevacinacao.

A partir de segunda-feira, as crianças deste grupo prioritário poderão ser vacinadas em uma das 130 unidades básicas de saúde (UBSs). Confira a lista: https://www.saude.df.gov.br/vacinacao-influenza.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Para se vacinar, a criança precisa estar acompanhada de um responsável e será necessário apresentar um documento de identificação e o cartão de vacina.

No dia 10 de abril, será iniciada a campanha de vacinação para outros grupos: idosos com 60 anos e mais, gestantes, puérperas, professores das escolas públicas e privadas, trabalhadores da saúde e do transporte coletivo rodoviário, caminhoneiros, portuários, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente e povos indígenas.

*Com informações da Secretaria de Saúde do DF