31/03/2023 às 13:45, atualizado em 01/04/2023 às 09:04

Avança a construção de hospitais e novos bairros no DF

No aniversário do Sinduscon-DF, governador Ibaneis Rocha destacou os novos hospitais no Recanto das Emas, São Sebastião e Guará e as moradias no Jóquei e na Quadra 500 do Sudoeste

Por Ian Ferraz, da Agência Brasília | Edição: Carolina Lobo

A construção de moradias e hospitais no Distrito Federal foram destacados pelo governador Ibaneis Rocha durante a comemoração de aniversário do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF), nesta sexta-feira (31). O chefe do Executivo local falou da pujança do setor ao lembrar da construção de moradias na Quadra 500 do Sudoeste, o planejamento do Jóquei Clube – para 52 mil pessoas – e também de três novos hospitais públicos no DF, no Recanto das Emas, em São Sebastião e no Guará.

“Temos a previsão de construir três novos hospitais, sendo que o do Guará é uma unidade maior, com 200 leitos, e o lançamento do edital será em abril. Também lançamos a Quadra 500 do Sudoeste, que estava travada há mais de 20 anos, e tem gerado muito emprego e desenvolvimento, e agora o bairro do Jóquei Clube, que está em última fase de análise”, afirmou o governador.

Durante a comemoração dos 59 anos do Sinduscon-DF, nesta sexta-feira (31), o governador Ibaneis Rocha falou sobre a construção de moradias e hospitais na capital | Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Ibaneis Rocha também lembrou do trabalho na saúde com as 25 mil cirurgias eletivas, a contratação de 1,3 mil profissionais este ano e o aumento do horário de funcionamento das unidades básicas de saúde (UBSs). Falou sobre a reforma estrutural de hospitais e a contratação de leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) junto a hospitais públicos para atender a população no caso de doenças respiratórias. “Continuamos firmes para recuperar a saúde da nossa cidade e locamos UTIs nos hospitais particulares para ampliar o atendimento à população”, detalhou.

Setor comemora

A construção civil emprega 70 mil pessoas no DF e mais 70 mil no Entorno, totalizando ao menos 140 mil trabalhadores em grandes obras públicas e particulares. Durante a celebração dos 59 anos do Sinduscon-DF, Ibaneis Rocha elogiou o trabalho desempenhado por eles.

[Olho texto=”“Temos uma simbiose superpositiva para Brasília. O governador sabe da força do setor e nos ajuda muito. Temos o Noroeste em fase avançada, o projeto do Jóquei Clube que está adiantado para sair do papel e estamos discutindo o reequilíbrio de contratos”” assinatura=”Dionyzio Klavdianos, presidente do Sinduscon-DF” esquerda_direita_centro=”direita”]

“Eles têm um significado muito importante, geram uma grande massa de mão de obra e distribuição de renda. Durante esse primeiro mandato, nós destravamos, junto à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), a liberação de licenças e alvarás. Hoje em dia, as empresas conseguem dar entrada nos seus processos dentro da secretaria e ter uma resposta rápida para que a gente tenha realmente a entrega de empreendimentos e a geração de emprego”, informou.

Para o presidente do Sinduscon-DF, Dionyzio Klavdianos, o GDF tem atuado como um grande parceiro. “Temos uma simbiose superpositiva para Brasília. O governador sabe da força do setor e nos ajuda muito. Temos o Noroeste em fase avançada, o projeto do Jóquei Clube que está adiantado para sair do papel e estamos discutindo o reequilíbrio de contratos. São ações que, mesmo no início do ano, estão avançadas”, comemorou.

Diretor-geral da Brasal Incorporações, Dilton Junqueira elogiou a atuação do GDF na pandemia da covid-19 e também o bom diálogo com os empresários. “Essa aproximação é importante. Hoje, todos os órgãos do governo estão abertos e isso fortalece e tira a burocracia do dia a dia”, aponta.

Avança a construção de hospitais e novos bairros no DF