31/03/2023 às 19:38

Webinário sobre a saúde física feminina está disponível no YouTube

Material destaca a importância de hábitos saudáveis para a longevidade para encerrar calendário do Mês da Mulher

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Já está disponível para visualização o webinário “Saúde física da mulher – cuidados preventivos essenciais”, promovido pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Administração (Seplad) na quinta-feira (30). O material pode ser visto no canal da secretaria no YouTube.

Arte: Seplad

O seminário fez parte de um conjunto de ações voltadas a celebrar o Mês da Mulher, em especial das servidoras do Governo do Distrito Federal (GDF). Para além desse público-alvo, o vídeo tem como foco a importância de manter hábitos saudáveis. 

“Hoje, sabemos que 70% dos fatores para se ter longevidade, ou viver mais anos, são relacionados às escolhas de vida – o que eu como, como eu pratico atividade física, como eu regulo meu estresse”, disse a ginecologista e obstetra Natalee Sereno Tomé, convidada pela Subsecretaria de Segurança e Saúde no Trabalho (SubSaúde) para conduzir a temática.

Segundo a médica, a carga de estresse do dia a dia, associada ao sedentarismo, pode impactar muito a expectativa de vida da mulher. “Há estudos que comprovam que esse cenário pode reduzir a vida de uma pessoa em 30 anos”, alertou.

Rotina saudável

Natalee destacou as principais causas de doenças que acometem as mulheres e deu dicas de boas escolhas para conquistar uma rotina mais saudável: “Fazer as suplementações, usar as vitaminas, usar os minerais que forem precisos para controlar a inflamação e obesidade”.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Outros fatores, como o equilíbrio na alimentação, boas noites de sono, testagem da qualidade da água consumida e prática constante de atividades físicas também são importantes para se envelhecer com saúde, disse a ginecologista. “Não é só chegar aos 90 anos – o importante é chegar aos 90 anos bem, com qualidade, sem doença e independente”, ressaltou.

Coordenador de Promoção à Saúde e Segurança no Trabalho do Servidor da SubSaúde, Tiago Neiva também participou da transmissão e reforçou a importância de zelar pela saúde. “Os hábitos saudáveis são algo que fazemos por nós mesmos”, resumiu.

“A principal causa de óbito das mulheres são as doenças cardiovasculares e, em segundo lugar, os cânceres”, complementou Tiago. “Essas duas coisas têm uma relação direta com os hábitos ruins de vida, da falta de atividade física, do excesso de peso, da alimentação artificial”.

*Com informações da Seplad