01/04/2023 às 13:54, atualizado em 02/04/2023 às 08:30

Domingo é dia de forró no Complexo Cultural de Samambaia

Projeto ¡Bailame! é realizado pela banda Sr. Gonzales Serenata Orquestra, com apoio do FAC; entrada é gratuita

Por Catarina Loiola, da Agência Brasília | Edição: Claudio Fernandes

Forró, baião, xaxado e pé-de-serra são os ritmos que vão embalar a noite de quem for à segunda edição do projeto ¡Bailame!, no Complexo Cultural de Samambaia. A festa está marcada para este domingo (2), com entrada gratuita, a partir das 16h30. O evento é realizado pela banda Sr. Gonzales Serenata Orquestra, com incentivo do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec).

Foto: Paula Carrubba/Divulgação

¡Bailame! é inspirado em gafieiras e bailes à moda antiga | Fotos: Paula Carrubba/Divulgação

Inspirado em gafieiras e bailes à moda antiga, ¡Bailame! surgiu em 2015, no Clube dos Previdenciários, após o fim da banda Móveis Coloniais de Acaju. A primeira edição da festa em Samambaia foi em fevereiro deste ano, com sambas e marchinhas de Carnaval. A terceira será em 7 de maio, ao som de guarânias, estilo musical originário do Paraguai que remete ao bolero.

“O projeto surgiu com a premissa de valorizar a pessoa idosa, mas envolve todas as idades, afinal todos nós envelhecemos, e é melhor envelhecer com saúde, e de preferência, dançando”, afirma o vocalista André Gonzales, que assumiu o pseudônimo de Gonzalez. “Inclusive, o que me surpreende nas festas é a energia da pessoa mais velha, que passa quatro horas dançando sem parar. É uma energia mais solta, mais livre, com mais liberdade, com mais alegria.”

O evento é realizado pela banda Sr. Gonzales Serenata Orquestra, com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC)

Aqueles que não têm o hábito de dançar terão a oportunidade de aprender com dançarinos profissionais em uma aula de dança de salão. O momento faz parte da programação das festas em Samambaia. Também ocorrem sessões de fotos com a fotógrafa Paula Carrubba, em que os participantes podem levar para casa uma recordação do momento.

Serviço
? ¡Bailame! – Edição Forró
? Data: domingo (2)
? Horário: a partir das 16h30
? Local: Complexo Cultural de Samambaia – Quadra 301, Conjunto 5, Lote 1 (próximo à agência dos Correios e à Agência do Trabalhador). Entrada franca.

Complexo Cultural de Samambaia recebe baile de forró neste domingo (2)