04/04/2023 às 12:22

Concertos abrem comemorações dos 60 anos do Madrigal de Brasília

Coral se apresenta na quarta (5) e quinta-feira (6) na Escola de Música de Brasília; programação se estende ao longo do ano em escolas públicas e templos religiosos

Por Ian Ferraz, da Agência Brasília | Edição: Saulo Moreno

Ponto de partida para a criação da Escola de Música de Brasília (EMB) e um dos corais mais respeitados do Brasil, o Madrigal inicia as comemorações de 60 anos com apresentações nesta quarta (5) e na quinta-feira (6). O evento é gratuito e está marcado para as 20h, em ambos os dias, no Teatro Levino de Alcântara, na própria Escola de Música (602 Sul).

O Madrigal de Brasília, que se apresenta no Teatro Levino de Alcântara, na Escola de Música (602 Sul), foi o embrião da EMB | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Esses primeiros concertos terão regência do maestro Deyvison Miranda e interpretação dos pianistas Marília de Alexandria e Thales Silva, dos solistas Isabel Quintela (Soprano), Mônica Simões (Contralto), André Vidal (tenor) e Guilherme Aquino (Baixo). Na ocasião, será utilizado o harmonium, um instrumento pouco conhecido no país e que pertence ao pianista e professor Dib Franciss.

Os músicos vão revisitar a Pequena Missa Solene, obra coral sacra composta por Gioachino Rossini em 1863, considerada uma de suas últimas grandes composições. “Chegar aos 60 anos com o Madrigal é um marco, tanto que não faremos apenas um concerto comemorativo, e sim um ano festivo”, cita o maestro Deyvison Miranda.

O Madrigal também fará uma série de concertos nas escolas públicas do DF. Serão quatro eventos, dois por semestre, nas regionais de Samambaia, Riacho Fundo, Plano Piloto e Guará. Além disso, vai passar por igrejas de Brasília e Taguatinga.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O Madrigal de Brasília nasceu com a chegada do maestro Levino de Alcântara a Brasília na década de 1960. Levino juntou outros educadores e deu aula em diferentes colégios no Plano Piloto e em Taguatinga. Dessa experiência, criou o famoso Madrigal de Brasília, um dos corais mais respeitados do Brasil, com repertório vocal que abrange todos os períodos da música ocidental. Foi a partir do Madrigal que surgiu a popular EMB, hoje com sede definitiva na Asa Sul.

“O coral foi o embrião da Escola de Música de Brasília. Quando o maestro Levino de Alcântara veio para Brasília, ele começou um coro na então Rádio Educadora e formou um grupo de pessoas para montar o coro. E esse coro foi justamente o embrião do Madrigal de Brasília, e a partir daí é que a Escola de Música foi fundada”, recorda o maestro.