04/04/2023 às 17:49, atualizado em 04/04/2023 às 18:13

Órgãos do GDF preparam a cidade para os eventos da Semana Santa

Entre as ações, estão a fiscalização do comércio de pescados e a manutenção das áreas próximas à Catedral e ao Morro da Capelinha, que abrigam os principais eventos do feriado

Por Adriana Izel, da Agência Brasília | Edição: Claudio Fernandes

Os órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF) estão preparando a cidade para os eventos da Semana Santa, que se iniciam nesta quinta-feira (6). Entre os trabalhos, estão a fiscalização do comércio de pescados e a manutenção e limpeza das áreas próximas à Catedral Metropolitana de Brasília e o Morro da Capelinha.

Desde a semana passada, a Vigilância Sanitária, da Secretaria de Saúde (SES), em parceria com a Diretoria de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal e Animal (Dipova), da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri), realiza a operação de Páscoa nos estabelecimentos comerciais da cidade para verificar as condições dos alimentos congelados e resfriados e as temperaturas de armazenamento.

Operação de Páscoa, realizada por órgãos das secretarias de Saúde e de Agricultura, inspecionou estabelecimentos comerciais da cidade para verificar as condições dos alimentos congelados e resfriados e as temperaturas de armazenamento | Foto: Divulgação/Dipova Seagri

Já foram feitas 87 ações em regiões administrativas como Núcleo Bandeirante, Sobradinho, Cruzeiro, Candangolândia, Águas Claras, Lago Sul, Guará, Samambaia, Recanto das Emas e Planaltina. Durante as operações, foram retirados de circulação aproximadamente 200 quilos de pescados que estavam sendo comercializados de forma irregular.

“Os produtos congelados não apresentavam informações de rótulo obrigatórias, como nome e endereço do produtor, selo de inspeção do órgão distrital. O distribuidor funcionava sem autorização obrigatória e não mantinha adequado controle da temperatura dos produtos”, explica o diretor de Vigilância Sanitária, André Godoy.

Limpeza e manutenção

A Catedral Metropolitana de Brasília e o Morro da Capelinha estão preparados, só aguardando as celebrações religiosas do feriado da Semana Santa após os trabalhos feitos pelas equipes do GDF Presente, em conjunto com o programa RenovaDF, as administrações regionais do Plano Piloto e de Planaltina, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e o Serviço de Limpeza Urbana (SLU).

Na Catedral, foi feita a limpeza e a troca da água do espelho d’água | Foto: Divulgação/Novacap

No Plano Piloto, na área da Esplanada dos Ministérios, foi feita a limpeza e a troca da água do espelho d’água da Catedral, além da pintura dos paredões dos viadutos das vias S2 e N2 e do Complexo Cultural da República. “Também está sendo feita a pintura do meio-fio e a sinalização do estacionamento nas proximidades da Catedral”, revela o coordenador do Polo Central, Alexandro César.

“Toda essa preparação que o GDF Presente tem feito junto com a administração do Plano Piloto é muito significativa, já que, ao redor da Catedral Metropolitana, estão os principais pontos turísticos de Brasília”, avalia o administrador do Plano Piloto, Valdemar Medeiros.

Estradas não pavimentadas que dão acesso ao Morro da Capelinha, em Planaltina, estão sendo compactadas com cascalho | Foto: Divulgação/Novacap

No Morro da Capelinha, em Planaltina, as estradas não pavimentadas que dão acesso ao local estão sendo compactadas com cascalho. A preparação das estradas vai garantir a segurança dos atores e figurantes, e também do público que vai conferir a encenação da via-sacra na sexta-feira (7) no Morro da Capelinha, evento que já reuniu mais de 100 mil pessoas em edições anteriores.

“Estamos arrumando as vias com auxílio de uma patrol, uma retroescavadeira, uma pá carregadeira, três caminhões e um caminhão-pipa. Os trabalhos se estendem por cerca de seis quilômetros”, conta o coordenador regional da área Norte do GDF Presente, Guilherme Tabosa.

“Estamos com atividades intensas neste período devido à via-sacra, com patrolamento das estradas e cascalhamento das vias de acesso. Além disso, foi feito um trabalho de excelência de roçagem e limpeza para tudo ficar pronto para o grande dia”, destaca o administrador de Planaltina, Wesley Fonseca Fraga.

Servidores do SLU fazem a varrição, a pintura de meio-fio de áreas adjacentes e a disponibilização de 30 lixeiras e de dois papa-recicláveis na área do Morro da Capelinha | Foto: Divulgação/SLU

A Novacap participou da ação por meio do Departamento de Transportes do órgão (Detra). “No Morro da Capelinha, fizemos a limpeza no local e nas redondezas e também nas estradas próximas para o evento que acontece desde 1973 na Semana Santa”, afirma o chefe do Detra, Rodolpho Moreira.

Já o SLU participou com a varrição, a pintura de meio-fio de áreas adjacentes e a disponibilização de 30 lixeiras na área e de dois papa-recicláveis. Após a encenação, serão deslocados 40 garis para a limpeza da área.

Mais ações

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) disponibilizará 25 mil litros de água para a hidratação das equipes de trabalho e do público presente na encenação. Foi montada uma estrutura que engloba vários pontos de distribuição por todo o percurso do espetáculo, desde o acesso ao local, pela DF-230, passando pelo portal para entrada no Morro da Capelinha, até o último ato.

Assim como em outras edições da Paixão de Cristo no Morro da Capelinha, a Caesb vai disponibilizar água para a hidratação das equipes de trabalho e do público presente na encenação | Foto: Cristiano Carvalho/Divulgação

No total, serão utilizadas seis unidades móveis, sendo dois caminhões com caixas d’água de cinco mil litros cada e quatro veículos de menor porte, com caixas d’água de 500 litros cada. Um caminhão-pipa com 10 mil litros ficará no local para reabastecer as caixas d’água. Também foram montados três pontos fixos ao longo do trajeto, com caixa d’água de 500 litros, e ainda serão entregues cerca de cinco mil copos de 200 ml com água tratada.

As equipes da Secretaria DF Legal farão a fiscalização da regularidade dos estabelecimentos e dos ambulantes próximo ao local da encenação. Ao todo, serão empregados 18 auditores, 16 veículos e 40 apoios na operação.

Órgãos do GDF preparam a cidade para os eventos da Semana Santa