04/04/2023 às 16:38, atualizado em 04/04/2023 às 19:55

Orquestra Sinfônica terá ópera e repertório diversificado em abril

Beethoven, consciência para o cuidado com o autismo e aniversário de Brasília estão na programação

Por Agência Brasília* | Edição: Claudio Fernandes

O ritmo da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (OSTNCS) em abril está de tirar o fôlego. Além de quatro concertos tradicionais, às terças-feiras, apresentando predominantemente óperas, a sinfônica, equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec), fará mais duas apresentações – uma em apoio ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo e outra como parte das comemorações pelo aniversário de Brasília.

Além de quatro concertos tradicionais, às terças-feiras, com enfoque no gênero ópera, a Orquestra Sinfônica fará mais duas apresentações em abril | Foto: Hugo Lira/Divulgação

A primeira apresentação do mês será o Concerto Italiano, realizado em parceria com a Embaixada da Itália no Brasil e apoio do Hotel Meliá Brasil 21, com a participação do maestro milanês Giulio Marazia. “Vamos explorar o mundo das aberturas e interlúdios, com um percurso musical que começa em Rossini e termina com Wolf-Ferrari, passando por Bellini, Donizetti, Verdi, Puccini, Mascagni, Giordano e Leoncavallo, praticamente todos os principais compositores de ópera da escola italiana”, anuncia o maestro convidado.

O maestro milanês Giulio Marazia vai participar do Concerto Italiano , nesta terça (4), às 20h, Eixo Cultural Ibero-americano | Foto: Divulgação

Formado em trompa, piano e composição, Marazia atuou dois anos como diretor-assistente em produções de ópera na Itália e na Bélgica. É sua primeira vez no Brasil como regente. “Gosto muito de música brasileira. Sempre que posso, a programo em apresentações na Itália. Minha paixão é Heitor Villa-Lobos, suas Bachianas e Choros, mas aprecio também a música de Alberto Nepomuceno e, entre os compositores mais modernos, Ney Rosauro”, revela.

Depois da retomada do Ciclo Beethoven, na segunda terça-feira do mês, dentro da proposta de rever todas as sinfonias e concertos do compositor alemão, a OSTNCS se volta, no próximo dia 15, para uma ação de utilidade pública, colocando no alto da agenda a tomada de consciência para o cuidado com o autismo, condição que afeta cerca de 2 milhões de pessoas no Brasil, segundo o IBGE. A escolha deste mês é uma referência ao Dia Mundial do Autismo, comemorado em 2 de abril.

O jovem João Daniel, 17 anos, vocalista da banda Hey Johnny, se apresentará com a OSTNCS no dia 15 de abril | Foto: Divulgação

O concerto pretende proporcionar uma experiência inclusiva e contará com a apresentação do jovem João Daniel, 17 anos, autista, vocalista da banda Hey Johnny. Ele já fez 65 shows e, na ocasião, subirá ao palco para cantar uma música com a OSTNCS. A apresentação é apoiada pela Equipe Michelle Procópio, instituição que orienta famílias com crianças autistas. O pai de João Daniel, Eduardo Silva Simões, compartilha sua experiência com o progresso do filho na música. “O autista tende a fixar sua atenção em algo e vai bem nisso. João começou com musicoterapia, o que foi fundamental para sua vida social e como pessoa. Hoje, ele tem uma profissão”, orgulha-se.

Música clássica e jazz

Já o concerto seguinte, no dia 18, promove um encontro entre jazz e ópera. De um lado, Verdi, Puccini e Bizet; do outro, Tom Jobim e Morricone, arranjador e maestro italiano que escreveu músicas em diversos estilos. A OSTNCS ganhará o reforço de piano, contrabaixo e bateria, respectivamente com Mike del Ferro, Antoine Espagno e Wellington Vidal.

O pianista já é um conhecido da Sinfônica. “Eu sempre fui interessado em misturar música clássica e jazz”, conta ele, compositor e arranjador holandês, filho do cantor de ópera Leonardo del Ferro (1921-1992), que gravou com a consagrada soprano Maria Callas (1923-1977), na década de 1950. Mike começou a tocar piano clássico aos 9 anos, apaixonando-se pelo jazz e passando a interpretá-lo aos 15.

“Tenho escutado música brasileira a vida toda. Amo Elis Regina e Tom Jobim, mas também muitos outros. O Brasil é um planeta musical. Entre os clássicos, meu predileto é Villa-Lobos”, afirma. Em 1989, o pianista holandês ganhou seu primeiro prêmio na Rotterdam Jazz Piano Competition, depois venceu o Europe Jazz Contest em Bruxelas e, de novo, ficou com o primeiro lugar no concurso Karlovy Vary Jazz.

No dia 23, a soprano Janette Dornellas fará participação especial em concerto que abordará o trabalho do paulista Carlos Gomes (1836-1896) | Foto: Divulgação

No dia 23, a orquestra vai ao Centro Cultural Três Poderes para uma exibição a céu aberto celebrar o aniversário da capital. “Será um belo concerto ao ar livre”, antecipa o maestro Cláudio Cohen. No repertório, um conjunto de músicas clássicas brasileiras, de Villa-Lobos e Tom Jobim, passando por Ary Barroso, Carlos Gomes, Claudio Santoro e outros. O mês se encerrará com mais uma edição da série Os Compositores, que desta vez abordará o trabalho do paulista Carlos Gomes (1836-1896), imortalizado pela ópera O Guarani.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

“Carlos Gomes foi um dos maiores compositores de ópera da sua época. Rivalizava em grandeza e qualidade musical com o próprio Giuseppe Verdi. Suas óperas são marcadas por melodias belíssimas, que valorizam a voz de seus intérpretes. A ópera Tosca foi composta em 1873 e é uma das mais importantes obras de Carlos Gomes”, informa a soprano Janette Dornellas, que fará participação especial no concerto.

“Eu amo cantar as árias de Carlos Gomes e me sinto muito à vontade em vários dos papéis que ele escreveu para soprano, como Tosca, Maria Tudor e Ilara, da ópera Lo Schiavo“, revela. Janette é doutora em artes e formada em canto pela Universidade de Brasília (UnB), licenciada em música pela Universidade Católica de Brasília (UCB) e mestre pela Universidade de Goiás. Ela informa que, no concerto, haverá duetos, nos quais será acompanhada pela soprano Rebecca Pacheco e o tenor boliviano Jorge Villarroel.

Programação completa
Concertos da OSTNCS – abril de 2023
Classificação livre e entrada franca

Terça (4) – Concerto Italiano
Local: Eixo Cultural Ibero-americano, Teatro Plínio Marcos
Horário: 20h
Maestro Giulio Marazia

Programa: Aberturas e Intermezzos da ópera lírica italiana
Gioacchino Rossini – Abertura da ópera Guilherme Tell
Vincenzo Bellini – Abertura da ópera Norma
Gaetano Donizetti – Abertura da ópera Don Pasquale
Giuseppe Verdi – Abertura da ópera Luisa Miller
Pietro Mascagni – Intermezzo da ópera Cavalleria Rusticana
Giacomo Puccini – ópera Manon Lescaut, intermezzo do 3º ato
Ruggero Leoncavallo – ópera I Medici, prelúdio do 1º ato
Pietro Mascagni – intermezzo da ópera Guglielmo Ratcliff
Umberto Giordano – Intermezzo do 2º ato da ópera Fedora
Ermanno Wolf-Ferrari – Abertura da ópera Il Segreto di Susanna
Giacomo Puccini – Intermezzo do 2º ato da ópera Madama Butterfly
Giuseppe Verdi – Abertura da ópera La Forza del Destino

Dia 11 – Ciclo Beethoven 2023
Local: Eixo Cultural Ibero-americano, Teatro Plínio Marcos
Horário: 20h
Maestro Cláudio Cohen
Solista Oscar Bohorquez – violino

Programa:
Abertura – As Criaturas de Prometheus Op.43
Sinfonia nº 6 em Fá Maior Op.68
Concerto para Violino e Orquestra Op.61

Dia 15 – Concerto em homenagem ao Dia Internacional da Conscientização do Autismo
Local: Eixo Cultural Ibero-americano, Teatro Plínio Marcos
Horário: 10h
Maestro Cláudio Cohen
Participação de João Daniel (vocalista da banda Hey Johnny)

Dia 18 – Jazz Meets Ópera
Local: Eixo Cultural Ibero-americano, Teatro Plínio Marcos
Horário: 20h
Maestro Cláudio Cohen
Solistas:
Mike Del Ferro – piano
Antoine Espagno – contrabaixo
Wellington Vidal – bateria

Programa:
Brindisi – Verdi
Che Gelida Manina – Puccini
Carmen/Habanera – Bizet
Prelude – Bizet
Chovendo na roseira – Jobim
Once upon a time in the West – Morricone
Recôndita Armonia – Puccini
Torna a Surriento – Ernesto de Curtis
Tiritomba – H.May
Torna Piccina Mia – Carlo Buti

Dia 23 – Concerto em comemoração ao Aniversário de Brasília
Local: Praça dos Três Poderes
Horário: 17h
Maestro Cláudio Cohen

Programa: Obras de Villa-Lobos, Carlos Gomes, Ary Barroso, Mário Olinto, Legião Urbana, Tom Jobim, Luís Gonzaga e Lorenzo Fernandez

25/4 – Série Os Compositores – Antônio Carlos Gomes
Local: Eixo Cultural Ibero-americano, Teatro Plínio Marcos
Horário: 20h
Maestro Cláudio Cohen
Solistas:
Janete Dornellas – soprano
Jorge Villarroel – tenor
Rebecca Pacheco – soprano

Programa:
Abertura da ópera Il Guarany (protofonia)
Ad ogni mover lontan di fronda (ária da ópera Tosca)
Sol ch’io ti sfiori (ária da ópera Maria Tudor)
Quale orribile peccato (ária da ópera Tosca)
Soli, del mondo immemori (dueto da ópera Tosca)
Alvorada (da ópera Lo Schiavo)
O ciel di Parahyba (recitativo e ária da ópera Lo Schiavo)
Balada da Ceci Gentili di cuore
Sento una Forza Indomita (dueto da ópera Il Guarany)