05/04/2023 às 18:02

Brasília Ambiental recebe certificado de descarte de resíduos sólidos 

Certificação foi concedida pela empresa Programando o Futuro, operadora do programa Reciclotech, do GDF 

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

O Instituto Brasília Ambiental, por meio da ação Eco-Parques, desenvolvida pela comissão da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), recebeu oficialmente, na manhã desta quarta-feira (5), o certificado de descarte de resíduos sólidos. A distinção foi outorgada em reconhecimento ao trabalho de destinação correta de cerca de 6 toneladas de equipamentos que, recebidos em contêineres específicos, foram distribuídos em sete unidades de conservação (UCs).

O coordenador da A3P do Brasília Ambiental, Webert Oliveira Ferreira , entre o secretário de Ciência e Tecnologia, Gustavo Amaral, e o coordenador da Programando o Futuro, Vilmar Simeon | Foto: Divulgação/Brasília Ambiental

A certificação foi concedida pela empresa Programando o Futuro, operadora do programa Reciclotech, da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Sect). O coordenador da A3P, Webert Oliveira Ferreira, declarou que o certificado é uma comprovação da importância do trabalho de separação de resíduos e de sua correta destinação. 

“A partir do momento em que são ofertadas para a população as opções para a coleta e o correto descarte desses resíduos, estamos fazendo uma proteção ativa, tanto para o meio ambiente quanto para a população inserida nele, pois  em geral esses materiais, quando não descartados de forma correta, contaminam o solo, as águas e o lençol freático”, disse o gestor. 

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Por meio da parceria entre o instituto e a Secti, têm sido disponibilizados pontos de coleta para o recebimento de resíduo eletrônico nos parques ecológicos Três Meninas (Samambaia), Jequitibás (Sobradinho), Paranoá, Veredinha (Brazlândia) e Olhos d’Água (Asa Norte), além da Estação de Águas Emendadas (Esecae) e da própria sede do Brasília Ambiental, na 511 Norte.

A A3P do Brasília Ambiental tem como meta para este ano renovar a parceria com a Secti e ampliar ainda mais o projeto, incluindo as demais UCs que já dispõem de sede administrativa e local apropriado para acomodar os coletores. A Agenda Ambiental também prevê a ampla divulgação desses pontos de coleta no site da Programando o Futuro, nos sites da Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal (Sema), do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e do Brasília Ambiental.

*Com informações do Brasília Ambiental