05/04/2023 às 22:09

Brasília dá a largada na quinta edição da Campus Party

Com expectativa de receber mais de 100 mil pessoas, evento na Arena BRB Mané Garrincha tem área gratuita com simuladores de realidade virtual aumentada

Por Josiane Borges, da Agência Brasília* | Edição: Claudio Fernandes

A 5ª Campus Party Brasília (#CPBSB5) começou nesta quarta-feira (5) e vai até domingo (9) na Arena BRB Mané Garrincha. O festival de tecnologia e inovação tem a expectativa de reunir mais de 100 mil pessoas durante os cinco dias de evento.

A #CPBSB5 vai até domingo (9) na Arena BRB Mané Garrincha| Fotos: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Com o apoio institucional da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF), o evento vai possibilitar ao brasiliense uma imersão nas principais tendências do universo da tecnologia, com mais de 200 horas de atividades. A cidade já recebeu outras duas edições do evento.

Durante a cerimônia de abertura, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gustavo Amaral, destacou a importância de a capital federal sediar o evento. “A realização da Campus Party em Brasília é uma demonstração de sucesso e tecnologia. A intenção da Secti é ampliar o nosso projeto de inovação e agora temos uma Diretoria de Jogos Eletrônicos, pois sabemos do potencial deles para o mercado de trabalho e para a economia”, afirmou Gustavo Amaral.

Na abertura da Campus Party Brasília, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gustavo Amaral, afirmou que a intenção da pasta é ampliar o projeto de inovação: “Agora temos uma Diretoria de Jogos Eletrônicos, pois sabemos do potencial deles para o mercado de trabalho e para a economia”

O fomento aos eventos e à tecnologia e inovação também foi destacado pelo diretor-presidente da FAPDF, Marco Antônio Costa Júnior.
“Estamos em uma terra de inovação, modernismo e empreendedorismo. A Campus Party está no lugar certo; essa edição será um sucesso, assim como foi a anterior, e estamos felizes em fazer parte dessa iniciativa”, enfatizou Marcos Antônio.

Diretor-presidente da FAPDF, Marco Antônio Costa Júnior disse que “a Campus Party está no lugar certo; essa edição será um sucesso, assim como foi a anterior, e estamos felizes em fazer parte dessa iniciativa”

O Governo do Distrito Federal (GDF) mantém na #CPBSB5 um estande em parceria com a empresa Studio Games. No local, os participantes podem jogar em 13 computadores disponíveis e ter a experiência de imersão em um espaço de realidade virtual.

O desenvolvedor de tecnologia Wigney Martins está empolgado em participar do evento na cidade e com a troca de experiências e networking que pode proporcionar. “Trouxe para expor algumas impressoras 3D para demonstração, pois as pessoas ouvem falar, mas não têm acesso a visualizar os produtos impressos. Há 20 anos, era impossível imaginar que isso existiria, e temos aqui hoje. Isso é o mundo maker, com a evolução da indústria 4.0. Estar aqui hoje é muito importante”, completa.

O desenvolvedor de tecnologia Wigney Martins levou à #CPBSB5 impressoras 3D para demonstração: “Há 20 anos, era impossível imaginar que isso existiria, e temos aqui hoje. Isso é o mundo maker, com a evolução da indústria 4.0. Estar aqui hoje é muito importante”

Nesta edição, a Campus Party Brasília tem a temática dos games como o carro-chefe, com os campeonatos de e-Sports e palestras voltadas para o assunto. Os brasilienses podem visitar gratuitamente a área Open Campus, das 10h às 21h, e participar de atividades com simuladores de realidade virtual aumentada, batalhas de drones, e mostra de projetos acadêmicos e startups. Além disso, podem prestigiar o ”Campus Play”, um espaço voltado para os campeonatos de gamers e conteúdos focados em jogos digitais, como a Arena de Drones e a Arena Gamer.

Polícia Civil na #CPBSB5

A Polícia Civil do DF tem um espaço exclusivo na #CPBSB5. No estande da PCDF, os participantes poderão conhecer um pouco da tecnologia utilizada pela corporação nas investigações de crimes cibernéticos, participar de desafios ligados à área de segurança da informação, palestras, competições entre hackers, além de conhecer a viatura Porsche 911 que ficará exposta no local durante todo o evento.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Funcionamento dos espaços

Área Open
Estará aberta à circulação nos dias 6, 7 e 8/4 das 10h às 21h. No domingo (9), a circulação no espaço se encerra às 17h.

Arena
O espaço funciona 24h até as 17h do domingo, quando se encerra a circulação pelo espaço.

Camping
A entrada na área de Camping se iniciou na terça-feira (4) e a saída está programada para as 18h do domingo (9).

Confira a programação completa e como adquirir os ingressos: https://brasil.campus-party.org/.

Brasília dá a largada na quinta edição da Campus Party