05/04/2023 às 20:28

Emater inaugura Unidade Didática de Agroindústria voltada para capacitação

Cursos de qualificação de produtores e trabalhadores rurais serão ministrados no local

Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Lobo

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF) inaugurou, nesta quarta-feira (5), durante solenidade de celebração dos seus 45 anos, a Unidade Didática de Agroindústria da empresa. Coordenada pelo Centro de Formação Tecnológica e Desenvolvimento Profissional (Cefor) da Emater, o local vai oferecer oficinas e cursos em diversos tipos de processamento de alimentos com a finalidade de agregar valor aos produtos e mostrar aos produtores possibilidades de incremento de renda.

O presidente da Emater-DF, Cleison Duval, ressaltou a importância do novo espaço: “O Centro de Formação da Emater capacita cerca de 1,2 mil produtores anualmente. Ter esta unidade didática no nosso prédio é um sonho, de toda empresa, de mais de 20 anos. Esta unidade vai fortalecer a agroindústria na capital, vai dotar nossos produtores, trabalhadores e famílias rurais de competências e habilidades para desenvolverem atividades lucrativas, adaptadas à pequena produção, e que atendam aos padrões sanitários e de qualidade exigidos pela legislação e mercado consumidor”.

Unidade Didática de Agroindústria da Emater-DF foi inaugurada durante a celebração dos 45 anos da empresa | Fotos: Divulgação/Emater-DF

O descerramento da fita de inauguração foi realizado sob o olhar orgulhoso dos empregados da empresa e teve a participação da deputada federal Bia Kicis. “Eu fico feliz porque eu pude contribuir com emenda parlamentar que se transformou em duas câmeras frias, liquidificador, mesas. Tudo para dar condições para que vocês [extensionistas] possam trabalhar e ajudar os produtores a empreenderem no campo”, disse a parlamentar.

Para a gerente do Cefor, Deijane Araújo, “ter uma unidade didática de agroindústria em espaço físico próprio é um importante marco na história da Emater e também uma garantia de que a empresa sempre terá o espaço disponível para realizar as capacitações, sem ter o risco de descontinuidade da oferta de cursos para o público beneficiário”.

O espaço vai oferecer oficinas e cursos em diversos tipos de processamento de alimentos com a finalidade de agregar valor aos produtos e mostrar aos produtores possibilidades de incremento de renda

A unidade conta com câmara fria, freezers, fogão e diversos outros utensílios necessários para os cursos, como os de panificação, queijos, antepastos e doces. O Cefor é responsável pela organização e planejamento dos cursos, que são divulgados por meio do site e das redes sociais da Emater. As inscrições para participação das capacitações são feitas nas unidades locais da Emater.

Os endereços e telefones de todas as unidades podem ser acessados aqui.

*Com informações da Emater-DF