06/04/2023 às 14:20

Encenação da Via Sacra também é atração em São Sebastião

A exemplo de Planaltina, cidade recebe, nesta sexta (7), a representação da Paixão de Cristo com 80 atores em espetáculo a céu aberto, no Morro da Bela Vista

Por Rafael Secunho, da Agência Brasília | Edição: Carolina Lobo

Em São Sebastião, também tem encenação da Via Sacra e com a participação ativa de seus moradores. Não tão famoso quanto o espetáculo no Morro da Capelinha, em Planaltina, a cidade receberá mais um ano a apresentação a céu aberto com a presença de 80 atores, todos moradores locais. O evento é produzido pelo Instituto Cultural Chinelo de Ouro e conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) da ordem de R$ 40 mil.

O espetáculo conta com recursos do FAC da ordem de R$ 40 mil | Foto: Marcelo Candido/Divulgação

O espetáculo a céu aberto traz a comovente história da morte de Jesus Cristo em cenário especial. Construída pelas mãos de talentosos artesãos e artistas, a cenografia está instalada em meio a vegetação. Na parte da iluminação, a encenação, que começa às 18h, recebe um show de cores proporcionado pelo pôr-do-sol da capital.

Há três décadas, a apresentação é realizada fielmente, a partir da iniciativa de um grupo de fiéis da comunidade católica. O que começou em forma de jogral, hoje é uma apresentação teatral carregada de emoção. Os ensaios para este ano começaram ainda em janeiro. “Como é o pessoal todo daqui de São Sebastião, acaba que se torna um congraçamento entre fiéis, atores, cidadãos, enfim, a comunidade. A história é a mesma há 2023 anos, mas revivê-la e ajudar a contá-la traz sempre muita alegria”, define o diretor cênico e coordenador do evento, Gildivan Rodrigues.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A geração de emprego com a peça é outro fator importante para a região administrativa. Ao todo, 150 pessoas, entre atores, artesãos, carpinteiros, costureiras, eletricistas, maquiadores, fotógrafos, cinegrafistas, ajudam a contar a marcante história do sofrimento de Jesus Cristo em sua missão de redenção. “Hoje posso assegurar que, depois de Planaltina, somos a segunda maior via sacra do DF. Temos a do Paranoá e outras, mas o nosso envolvimento, o preparo, a qualidade dos atores voluntários, tudo cresceu muito”, afirma Rodrigues.

A encenação é fiel à Bíblia, com reprodução dos versículos nas falas dos personagens e com duração aproximada de três horas.

Serviço
Encenação da Paixão de Cristo em São Sebastião
Local: Morro da Bela Vista, em frente ao Parque de Exposição Agropecuário
Sexta-feira (7), das 18h às 21h
Entrada: gratuita
Classificação Indicativa: Livre