07/04/2023 às 15:26, atualizado em 07/04/2023 às 15:37

Educadores contam com reforço no aprendizado e bem-estar

São mais de 100 profissionais empenhados no ensino multidisciplinar e no combate ao estresse no ambiente de trabalho

Por Thaís Miranda, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

Fonoaudiólogos, nutricionistas, cantoterapeutas, psicólogos, pedagogos formam uma equipe multidisciplinar concentrada em definir os melhores processos de aprendizagem para os estudantes da rede pública. Quem atua diretamente nos centros de ensino também é público-alvo das ações promovidas pela Assessoria de Qualidade de Vida e Bem-Estar no Trabalho (ASQVT), da Secretaria de Educação (SEE). 

Equipe da Assessoria de Qualidade de Vida e Bem-Estar no Trabalho atua em diversas unidades de ensino públicas do DF | Foto: Divulgação/SEE

“Hoje nós temos 149 psicólogos nas escolas”, enumera a diretora de Serviços de Apoio à Aprendizagem da SEE, Patrícia Melo. “Esses profissionais atuam no apoio às estratégias de aprendizagem, elaborando ações e planejamento de ensino para cada escola, de acordo com as suas particularidades.”

O planos de intervenção em crise e de gerenciamento de estresse são duas ações específicas voltadas para o bem-estar desses profissionais. Por meio da ASQVT, o plano de intervenção em crise ocorre toda semana, mediante solicitação da escola ou da regional de ensino. O foco é a saúde dos profissionais envolvidos no processo.

Apoio providencial

Yonar Fogaça, supervisora pedagógica do CEF do Bosque: “Nós precisamos estar bem para acolher os nossos alunos” | Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

Supervisora pedagógica do Centro de Ensino Fundamental (CEF) do Bosque, em São Sebastião, Yonar Raquel Fogaça relata já ter tido apoio da ASQVT.

“Nós precisamos estar bem para acolher os nossos alunos”, pontua. “No ano passado, uma série de acontecimentos marcaram nossa escola. Nossos colegas de trabalho adoeceram, tivemos perdas grandes também. Foi muito difícil. A equipe da assessoria esteve conosco durante três encontros que foram fundamentais para que a gente pudesse ter uma reflexão sobre aquele momento.”

A diretora do CEF do Bosque, Priscila Monteiro, também avalia positivamente a ação da assessoria na escola: “Eles conversaram muito com a gente”. “Eram encontros de uma hora e meia durante os quais os professores compartilhavam os traumas e vivências que a gente nem fazia ideia que estavam acontecendo. Foi um momento excelente de conversa e partilha”, conta.

O plano de intervenção em crise ocorre por meio de encontros presenciais, no próprio centro de ensino. São atividades coletivas voltadas para a saúde dos envolvidos.

Combate ao estresse

Outra ação que tem como foco o bem-estar dos funcionários é o plano de gerenciamento do estresse. Nesse caso, a equipe da ASQVT promove dois ciclos por ano, com cinco encontros, na sede da SEE. O objetivo é dar os passos para combater o estresse no trabalho por meio da mudança de hábitos.

“A gente compartilha, por meio de palestras e vivências, que, para melhorar o cenário de estresse, é necessário que a pessoa mude alguns hábitos, como ter uma alimentação mais saudável e uma higiene do sono – e isso nós vamos trabalhando durante vários encontros, para que a pessoa tenha um momento de reflexão também”, pontua a psicóloga Luídia Aguiar. 

O plano de gerenciamento de estresse foi criado em 2020, de maneira virtual, e terá o primeiro encontro presencial, para os servidores da SEE, no dia 28 deste mês. A previsão é que as inscrições sejam abertas nos próximos dias, no site da SEE, com vagas limitadas.

Educadores contam com reforço no aprendizado e bem-estar