09/04/2023 às 14:23, atualizado em 09/04/2023 às 16:49

A primeira Páscoa dos bebês da UTI Neonatal do Hmib

A equipe da unidade hospitalar realiza os ensaios fotográficos em praticamente todas as datas comemorativas

Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Lobo

Os 35 bebês da UTI Neonatal do Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib) se transformaram em coelhinhos para um ensaio fotográfico especial, neste domingo (9). Com o tema Minha primeira Páscoa, as fotos foram enviadas aos pais para recordação.

“Nossa intenção é criar memórias felizes, já que é um momento tão delicado”, explica Danilla Queiroz, uma das enfermeiras que organizou a ação. A unidade cuida de recém-nascidos de alto risco, como casos cirúrgicos e prematuros extremos. Cada bebê recebeu uma roupinha, orelhinhas e uma cenourinha, exclusivas, para evitar contaminação.

Ensaio fotográfico é lembrança para os pais | Fotos: Tony Winston/Agência Saúde-DF

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O ensaio envolveu toda a equipe, que se dividiu para providenciar o material. As roupinhas, por exemplo, foram feitas por Francisca Antônia, uma das técnicas de enfermagem, e pela mãe de outra servidora. “Acaba sendo um momento bom para a gente também, pois muda o clima do trabalho”, observa a enfermeira Ana Maria de Souza.

O pequeno André Luiz, de apenas nove dias, nasceu com 32 semanas e está internado para maturar os pulmões e ganhar peso. A mãe, Vitória Caroline, conta que a rotina é difícil e que acaba não tirando muitas fotos do filho. “O ensaio foi uma surpresa e vai servir para lembrarmos dele pequenininho”, comemora.

“Cada dia aqui é uma conquista. Registro toda a evolução dela e, momentos como este mostram o carinho e o cuidado que a equipe tem com os pacientes”, elogia emocionada Márcia Vieira, mãe da Rafaella, de um mês e meio. A bebê, que passou por cirurgia, também participou do ensaio de Carnaval, quando foi vestida de Mulher-Maravilha. “Guardei a fantasia, porque ela é uma guerreira mesmo”, comenta a mãe orgulhosa.

Cada bebê recebeu uma roupinha, orelhinhas e uma cenourinha, exclusivas, para evitar contaminação

A equipe realiza os ensaios fotográficos em praticamente todas as datas comemorativas. Para os próximos meses, estão previstos o do Dia das Mães, de Festa Junina e de Dia dos Pais. “É algo que esquenta o coração de todo mundo”, destaca Ludmylla Beleza, enfermeira da UTI Neonatal.

A primeira Páscoa dos bebês da UTI Neonatal do Hmib

*Com informações da Secretaria de Saúde