10/04/2023 às 18:19, atualizado em 21/06/2023 às 10:06

Começa curso de formação de 60 brigadistas florestais

Objetivo é capacitar e habilitar pessoas para atuação nas atividades de prevenção e combate a incêndios no Distrito Federal

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

O Instituto Brasília Ambiental iniciou, nessa segunda-feira (10), a primeira turma do Curso de Formação de Brigadistas de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais. O objetivo é capacitar e habilitar pessoas na prestação de serviço de brigadista de incêndios florestais, para atuação nas atividades de prevenção e combate no Distrito Federal.

Sessenta candidatos foram selecionados para participar do curso, divididos em duas turmas. A primeira será de hoje (10) até o dia 14 de abril e a segunda, entre os dias 17 e 21 de abril. Realizado na sede do Ibama, o curso contará com aulas teóricas e práticas, com carga horária de 40 horas.

Início, na sede do Ibama, da primeira turma de curso de formação para 60 novos brigadistas florestais do DF | Foto: Divulgação/Brasília Ambiental

“Em Brasília temos um período de seca, quando ocorrem muitos incêndios florestais, alguns provocados e outros causados por faíscas levadas pelo vento. Por isso, a importância de capacitar pessoas que possam atuar na prevenção e combate a essas queimadas, para futuramente proteger nossos parques e meio ambiente”, lembrou o presidente do Brasília Ambiental, Rôney Nemer.

O curso é realizado em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e Proteção Animal (Sema), e a colaboração do Instituto Brasileiro dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), por meio do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo).

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Segundo Leandro Bruno, 26 anos, selecionado para participar da primeira turma, a expectativa para o curso é grande. “Sou voluntário em uma reserva ambiental, o Boca da Mata, que sofre uma vez por ano com incêndios. Busco com esse curso contribuir para que essas queimadas sejam menos destrutivas ao meio ambiente, tanto nessa unidade quanto em todo o DF”, explicou.

Esta ação faz parte do Plano de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (Ppcif), coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal, e composta pelo Brasília Ambiental; Jardim Botânico de Brasília (JBB); Subsecretaria de Estado de Proteção e Defesa Civil da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Distrito Federal (Defesa Civil); Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF); Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF); e Secretaria de Saúde (SES).

“Durante esses anos, vimos a necessidade de fazer um curso para capacitar pessoas para realizar a prevenção e combate aos incêndios florestais. Com isso, aumentamos o mercado de trabalho voltado para essa área e o número de pessoas preparadas para contratação”, explicou a coordenadora do Ppcif, Carolina Schubart.

A abertura do evento também contou com a presença do presidente-substituto do Ibama, Jair Schmitt, do chefe de gabinete do Ibama, Govinda Terra, e da coordenadora-geral do Prevfogo, Flávia Leite. Na ocasião, também foram comemorados os 34 anos do Prevfogo, responsável pela política de prevenção e combate aos incêndios florestais em todo o território nacional.

*Com informações do Brasília Ambiental