10/04/2023 às 17:05

Curso de formação inicial prepara analistas de apoio à assistência jurídica

Ministrado pela Escola de Assistência Jurídica da DPDF (Easjur), o curso será realizado até sexta-feira (14). A participação dos novos analistas é obrigatória

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

Os analistas de apoio à assistência judiciária da Defensoria Pública do DF (DPDF) nomeados após concurso público começaram o curso de formação inicial nesta segunda-feira (10). Durante a cerimônia de abertura, realizada no auditório da Delegacia-Geral de Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), os novos servidores também foram empossados.

De acordo com o defensor público-geral, Celestino Chupel, “a obrigação de todos que atuam na Defensoria Pública do DF é servir a população em situação de vulnerabilidade do DF com muita responsabilidade”| Foto: Divulgação/DPDF

Ministrado pela Escola de Assistência Jurídica da DPDF (Easjur/DPDF), o curso de formação inicial terá continuidade até sexta-feira (14). A participação dos novos analistas é de caráter obrigatório.

Lauriane Matos, aprovada como analista na área de direito e legislação, diz que sempre quis atuar na Defensoria Pública do DF por ter sido beneficiada pela instituição no momento em que mais precisou

Aprovada para a vaga de analista na área de direito e legislação, Lauriane Matos, 26, sente-se animada para completar o curso de formação. Moradora de Samambaia, ela conta que sempre quis atuar na Defensoria Pública do DF por ter sido beneficiada pela instituição no momento em que mais precisou. “Desde 2019, me dedico aos estudos inspirada em duas defensoras públicas que atuaram em prol da minha família. Vou retribuir focada em beneficiar quem precisa assim como eu já precisei”, emocionou-se.

Graduado em direito, Rudá Alves também iniciou o curso de formação nesta segunda. Aprovado no cargo de analista na área de Direito e Legislação, o piauiense conta que realizou seu sonho profissional com a aprovação no certame, pois já exercia a advocacia com valores mais acessíveis para atender a população carente. “Estudo há três anos para atuar na Defensoria Pública do DF. Meu foco é oferecer serviço de qualidade para a população mais carente”, destacou.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Para o defensor público-geral Celestino Chupel, a atuação dos novos analistas de apoio à assistência judiciária terá relevante importância para a instituição. “A obrigação de todos que atuam na Defensoria Pública do DF é servir a população em situação de vulnerabilidade do DF com muita responsabilidade, pois nossos assistidos são pessoas que precisam de atenção e paciência. É fundamental que os servidores se identifiquem com quem busca atendimento para ofertar serviços de extrema qualidade a todos. Nosso foco é levar direitos humanos para aqueles que nem sabem que tem”, destacou.

O subdefensor público-geral, Fabrício Rodrigues, destacou a importância dos novos analistas para a instituição. Segundo ele, as habilidades, a dedicação e a sensibilidade de cada um farão a diferença na vida dos assistidos da DPDF. “Hoje vocês realizam o sonho de se tornarem servidores públicos, mas não se esqueçam da importância de servir a quem mais precisa. Esperamos que a atuação individual e coletiva de todos vocês contribua para que a nossa missão seja concretizada diariamente”, afirmou.

*Com informações da DPDF