10/04/2023 às 18:41, atualizado em 10/04/2023 às 20:44

Feira Central de Santa Maria ganha iluminação mais eficiente e econômica

Foram instalados 15 novos postes e 68 luminárias LED no centro comercial

Por Thaís Miranda, da Agência Brasília | Edição: Vinicius Nader

A iluminação pública em Santa Maria tem sido uma das prioridades do Governo do Distrito Federal (GDF). Após a substituição das luminárias por modelos LED no conjunto habitacional Santos Dumont, chegou a vez de a Feira Central de Santa Maria contar com iluminação mais eficiente e econômica. No total, foram instalados 15 novos postes e 68 luminárias LED, com investimento de mais de R$ 230 mil viabilizado pela Secretaria de Obras e Infraestrutura.

A nova iluminação abrange também a avenida comercial da QR 210 Sul que fica na lateral da feira, onde há grande fluxo de pedestres e veículos. “A aplicação dos postes e das novas luminárias só nos trouxeram pontos positivos, aumentaram a segurança na região, trouxeram a população às ruas, pois passo diariamente no local e vejo crianças e adultos usando o espaço agora bem iluminado. A ciclovia que fica na parte lateral também passou a ser bastante utilizada. E vem sendo muito mais”, disse o administrador de Santa Maria, Josiel França.

População vai se sentir mais segura com a nova iluminação. Foto: Divulgação/CEB

O presidente da CEB, Edison Garcia, comentou os avanços da iluminação pública em Santa Maria. “Em março, conseguimos substituir as luminárias nas proximidades do conjunto Santos Dumont e, agora, finalizamos essa expansão de postes no entorno da Feira de Santa Maria. É uma área com grande fluxo de pessoas e veículos, até por conta da atividade comercial ali desenvolvida, então uma iluminação mais eficiente irá beneficiar muito a população que circula na região”, disse.

O parque de iluminação pública do DF conta com aproximadamente 369.555 luminárias (todas cadastradas e numeradas), sendo o quarto maior parque do Brasil. Em Santa Maria, são quase dez mil postes de iluminação pública.

*Com informações da CEB.