10/04/2023 às 19:52, atualizado em 10/04/2023 às 20:56

Gestores das unidades socioassistenciais passam por capacitação

Esta será uma oportunidade de eles trocarem experiências e conhecerem mais a estrutura da Secretaria de Desenvolvimento Social, aprimorando atendimento ao cidadão

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) começou nesta segunda-feira (10) uma capacitação voltada para os gestores das unidades socioassistenciais do Distrito Federal. Esta será uma oportunidade de os 81 gestores inscritos trocarem experiências, estratégias e conhecerem mais a estrutura da Sedes e das áreas que envolvem atendimento ao público. O treinamento será realizado nesta semana, até sexta-feira (14), e entre os dias 24 e 28 de abril, no Centro de Treinamento e Capacitação (CTC) da Sedes, na QE 1, do Guará I.

Os 81 gestores inscritos estão participando do encontro com o objetivo de trocarem experiências e estratégias, além de conhecerem mais a estrutura da Sedes e das áreas que envolvem atendimento ao público | Foto: Renato Raphael/Sedes

A ideia da capacitação é preparar os profissionais para assumir a liderança no atendimento das demandas da comunidade e, com isso, aprimorar o atendimento às famílias em vulnerabilidade social.

Entre os temas que serão abordados estão a estrutura da Sedes, o papel do gerente, Lei Geral de Proteção de Dados, Cultura e Clima Organizacional, atendimento ao público, equipe de trabalho, Sistema Eletrônico de Informações (SEI), assistência social e segurança alimentar.

[Olho texto=”“É uma forma de capacitá-los também para as questões que o ato da chefia exige, como lidar com as adversidades do dia a dia. É o primeiro encontro de diversos setores da Sedes, para trocar experiências e aprofundar conhecimento sobre a secretaria”” assinatura=”Adna Oliveira da Silva, diretora de Formação da Sedes” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“Foram escolhidos temas do cotidiano do gestores, de fluxos processuais que eles encaram no dia a dia, de assuntos de diversas áreas das subsecretarias. É uma forma de capacitá-los também para as questões que o ato da chefia exige, como lidar com as adversidades do dia a dia. É o primeiro encontro de diversos setores da Sedes, para trocar experiências e aprofundar conhecimento sobre a secretaria”, explica a diretora de Formação, Adna Oliveira da Silva.

Foram convidados gerentes e chefes de todas as unidades socioassistenciais, entre elas, os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), os Centros de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (Cecon), as unidades de acolhimento, os Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centro Pop) e os restaurantes comunitários.

Segundo a secretária adjunta de Desenvolvimento Social, Renata Marinho, o objetivo desse encontro é integrar os gestores da Sedes.

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“A capacitação de vocês, que estão na ponta, que são nosso braço forte, lidando com os nossos usuários, é muito importante. Esse evento tem um grande objetivo, primeiro integrar todo mundo, porque temos poucas oportunidades de trocar experiências. Vamos ter também nessa capacitação uma noção geral de todas as áreas da Sedes, da questão organizacional, técnicas de como lidar com o cidadão, de como desempenhar bem a nossa função pública. O objetivo é dar suporte para que vocês continuem desempenhando esse papel que tão bem vocês executam. Cada um de vocês faz parte da gestão da Sedes e isso é muito importante. Todos temos que caminhar juntos”, destacou a secretária adjunta durante a abertura da capacitação, nesta segunda (10).

“Os nossos desafios são enormes, viemos aí de um período pós pandemia, de uma crise econômica. Mais pessoas entraram em situação de vulnerabilidade social e, cada vez mais, a atuação do profissional da assistência social é fundamental na vida das famílias. Então, nos preparemos para isso, sejamos capacitados e unidos. Agradeço a cada um de vocês”, complementou Renata Marinho.

*Com informações da Sedes-DF