10/04/2023 às 20:12, atualizado em 11/04/2023 às 16:14

Começam serviços de drenagem na obra do viaduto de Sobradinho

Mais de 100 funcionários do DER estão envolvidos com o trabalho para escoamento de água pluvial

Por Thaís Miranda, da Agência Brasília | Edição: Vinicius Nader

A obra do viaduto de Sobradinho avançou em mais duas etapas: a de drenagem e a de pavimentação. As estruturas da obra já estão concluídas e, a partir de agora, inicia-se a fase de encabeçamento, que envolve os serviços de terraplenagem, estrutura do pavimento, revestimento asfáltico, sinalização viária e dispositivos de drenagem pluvial.

Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Com investimento de mais de R$ 33 milhões, o viaduto deve beneficiar aproximadamente 70 mil motoristas | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

O viaduto promete beneficiar aproximadamente 70 mil motoristas que passam pelo local e sofrem, há anos, com o trânsito intenso na região, especialmente nos horários de pico. “Nós já fizemos toda a parte de terraplanagem e agora estamos executando as camadas do asfalto, que é sub-base, base e capa asfáltica”, explicou o superintendente de obras do DER, Cristiano Cavalcante.

Simultaneamente às obras de pavimentação, as equipes, compostas por aproximadamente 100 funcionários, atuam na etapa de drenagem. “Com o período chuvoso, a gente não consegue avançar muito na etapa de pavimentação. Para que a equipe não fique parada, a gente foca na parte de drenagem, que é o escoamento da água pluvial que cai no viaduto”, concluiu.

Ranieri Carneiro tem grande expetativa pela conclusão da obra: “Vai desafogar o trânsito” | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Morador de Sobradinho, Ranieri Carneiro, 56 anos, acompanha o desenvolvimento das obras com grande expectativa. “Esse viaduto é um grande avanço para nós. É uma alegria muito grande porque, com certeza, vai beneficiar muita gente, o fluxo aqui é realmente muito alto. Vai desafogar o trânsito”, comemorou.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O avanço das obras do viaduto também deixam Natalia Fernandes, de 50 anos, animada: “Estou com as expectativas altas com esse viaduto porque é muito engarrafado aqui nos horários de pico. Vai ficar uma maravilha tanto para as pessoas que moram em Sobradinho como para aquelas que trabalham em outras localidades e precisam passar por aqui.”

As próximas etapas do viaduto, quando concluídas as de drenagem e pavimentação, são implantação da sinalização horizontal e vertical, passagem para pedestres e urbanismo. O valor investido na obra é de R$ 33,2 milhões.

Obra do viaduto de Sobradinho entra nas fases de drenagem e pavimentação