10/04/2023 às 17:37

Sistema Produtor de Água do Corumbá completa um ano de operação 

Distrito Federal e Goiás são beneficiados com a produção do local  

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

O Sistema Produtor de Água do Corumbá, um conjunto de obras para captação de água no reservatório de Corumbá IV, comemora aniversário. O reforço preserva o volume de água do Rio Descoberto. O complexo, que entrou em operação há um ano, reforça e amplia o abastecimento de água tratada da região sul do Distrito Federal, abrangendo Santa Maria, Gama, Recanto das Emas, Riacho Fundo II, Park Way e Novo Gama. 

DF recebe 84% da água produzida pelo sistema de Corumbá | Foto: Cristiano Carvalho/Caesb

Também são atendidas localidades de Goiás mais próximas ao DF, como Jardim Ingá, em Luziânia, e Setor Marajó, em Valparaíso de Goiás. A Caesb e a Saneamento de Goiás (Saneago) executaram juntas as obras da adutora de água bruta do empreendimento, composto por uma tubulação de aço com diâmetro de 1.200 mm e capacidade de 2.800 litros/segundo. 

Isso significa que, quando o sistema estiver funcionando com total capacidade, Brasília receberá 1.400 l/s de água vindos do complexo. Atualmente, o DF recebe 84% da água produzida em Corumbá, o que equivale a 600 l/s. A previsão é que, até julho, a vazão da água distribuída para o DF chegue a 1.000 l/s.  

Operação conjunta

“A Caesb busca de forma contínua melhorar o abastecimento de água e, em busca de segurança hídrica para o DF, se uniu ao estado de Goiás”, reforça o diretor de Operação e Manutenção da Caesb, Carlos Eduardo Borges Pereira. Foram construídos 12,3 km de tubulação junto à captação de água, sob a responsabilidade da Saneago, e 15,4 km até a Estação de Tratamento de Água (ETA) Corumbá, executados pela Caesb. 

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A captação e a Estação Elevatória de Água Bruta, que possuem quatro conjuntos de bombas centrífugas, motores de 5.700 cv e capacidade de 2.800 litros/segundo de água, foram executadas pela Saneago, bem como 34 km de linhas de transmissão e uma subestação elétrica 138 kV. 

Já na ETA Corumbá, as elevatórias e as adutoras de água tratada foram construídas pela Caesb. A estação tem capacidade para tratar até 2.800 l/s de água na primeira etapa e utiliza o processo de tratamento por coagulação, floculação, clarificação e filtração. Dentro do DF, a água é bombeada até Santa Maria, de onde passa a ser distribuída para a população. 

O ponto de captação de água no reservatório de Corumbá IV fica em Luziânia, em uma área coberta pelo lago de 173 quilômetros quadrados. A partir desta etapa, a água passa pela Elevatória de Água Bruta e segue, por meio de adutoras, até a ETA Corumbá. Daí em diante, a água segue por meio de redes de distribuição para os dois estados. 

*Com informações da Caesb