11/04/2023 às 08:52, atualizado em 11/04/2023 às 12:48

Estudantes da UnDF marcam presença na Campus Party

Quinta edição do evento proporcionou aos visitantes conhecimentos sobre games, educação e empreendedorismo

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

Estudantes do curso superior de Tecnologia em Gestão da Tecnologia (CSTGTI) da Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes (UnDF) marcaram presença na quinta edição da Campus Party (CPBSB5), que aconteceu entre os dias 5 e 9 de abril, no estádio Mané Garrincha. Os alunos foram convidados pela Pró-reitoria de Desenvolvimento Universitário (Produni) para visitar o evento, que teve a temática Gamer.

“Um evento desse porte, já consolidado em Brasília, mostra a importância desse setor para o Distrito Federal”, diz a estudante Cássia Guerra (à direita) | Foto: Divulgação/UnDF

Além de ‘Internet das Coisas’, os estudantes também tiveram contato com os maiores nomes do blockchain, cultura maker, games, educação e empreendedorismo do mundo.

“A Campus Party é o maior festival mundial de inovação, criatividade, ciência e divertimento digital. Um ambiente imersivo e disruptivo de educação e criatividade que maximiza a experiência transformadora de aprendizado dos nossos estudantes de Tecnologia da UnDF”, explica o pró-reitor da Produni, Alan Macedo.

Entre os nomes conhecidos que passaram pelo evento está o do empresário, streamer, influenciador digital e campeão mundial de Free Fire, Bruno Goes dos Santos, mais conhecido como Nobru. O paulistano de 22 anos é o mais popular embaixador dos eSports no Brasil.

Ronildo Gomes, estudante do segundo semestre do CSTGTI

A Campus Party Brasília também contou com palestras da Carol Oliveira, a Twana. Atuando desde 2014 no cenário do streaming, com a criação de conteúdos diários de entretenimento, em 2020 ela foi elencada para ser uma das apresentadoras oficiais do Prêmio eSports Brasil.

“Eu nunca havia participado de nada referente a inovação e tecnologia. Parabenizo a organização e a todos que projetaram esse evento. Nós podemos observar aqui muitas coisas legais e novidades no mundo da Tecnologia”, conta Ronildo Gomes, estudante do segundo semestre do CSTGTI.

Cássia dos Reis Barbosa Guerra, estudante do segundo semestre do CSTGTI, comentou que a Campus Party possibilita várias experiências sobre como a tecnologia está presente e impacta o cotidiano. “Na abertura, a fala sobre gamificação me deixou bastante empolgada. As técnicas de jogos já são uma realidade, que nós muitas vezes nem percebemos. Pode ser aplicada em qualquer tipo de negócio e gerar valor, pertencimento e engajamento. É um tema que já estudo há algum tempo e acredito muito nesta proposta”, afirma.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Ela complementa salientando outro ponto positivo do evento: as transmissões online. “As palestras são transmitidas ao vivo e várias pessoas podem participar. Quanto aos temas abordados, são os mais variados e permitem compreensão acerca da importância do investimento em tecnologia. Um evento desse porte, já consolidado em Brasília, mostra a importância desse setor para o Distrito Federal. Além disso, chama a atenção para a formação de profissionais capacitados a atuarem na área, bem como ao potencial que a tecnologia, através do uso da inteligência artificial, tem em gerar economia e eficácia no atendimento à população”, diz Cássia.

Outro estudante do curso, Marcus Funke, ressaltou o que achou mais interessante na palestra ‘Os perfis de sucesso na era da agilidade’, proferida pelo palestrante Leandro Nogueira no stand Fábrica de Empreendedores, do Sebrae.

“Segundo o palestrante, o objetivo do tema é entender quais são os profissionais aptos a trabalhar dentro de equipes ágeis de desenvolvimento onde, muitas vezes, temos dúvidas sobre onde nos encaixamos nas principais carreiras da agilidade”, conta. “Achei interessante quando Leandro Nogueira falou sobre os quatro ‘Cs’ do profissional do século 21, que são as principais habilidades que estes novos profissionais devem ter: boa capacidade de comunicação, criatividade, colaboração e capacidade crítica”, conclui.

*Com informações da UnDF