11/04/2023 às 11:02

Festival oferece exposição sensorial a alunos de escolas públicas

Com apoio do FAC, o projeto abrirá as portas para a comunidade na sexta-feira (14), com doações de mudas expostas no Jardim de Cheiros

Por Josiane Borges, da Agência Brasília | Edição: Débora Cronemberger

Até quinta-feira (13), a Exposição Sensorial e o Jardim de Cheiros vão proporcionar a alunos de 7 a 12 anos das escolas públicas do Gama uma verdadeira imersão nos sentidos e possibilitar que eles vivenciem mais do que os olhos estão acostumados a ver. A mostra acontece no Teatro Cia Lábios da Lua, no Setor Sul do Gama, e marca a abertura das atividades do projeto Gama Vida e Arte Festival, realizado com o apoio do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec).

Com olhos vendados, os alunos são estimulados a tocar os materiais em exposição e imaginar a obra | Fotos: Wagner Santos

Na sexta-feira (14), a exposição será aberta para toda a comunidade, das 9h às 17h. No dia, serão doadas 280 mudas de espécies expostas no jardim.

O coordenador-geral do projeto, Geovane Batista, explica que as crianças passam por um circuito de percepções. A primeira etapa é a parte sensorial da exposição, que acontece em um ambiente escuro, onde estão dispostas as esculturas e outras obras de arte tridimensional. Com vendas nos olhos, os alunos são estimulados a tocar os materiais em exposição e formar suas próprias imagens do que é a obra.

O Jardim de Cheiros conta com cerca de 30 espécies de plantas medicinais e condimentares

Na segunda etapa, os visitantes adentram o Jardim de Cheiros, um canteiro com aproximadamente 30 espécies diferentes de plantas medicinais e condimentares, com cheiros característicos, distribuídas pelo espaço.

“Elas passam por estímulos, para a percepção do tato, do aroma e até da visão. O circuito termina com as crianças desenhando ou modelando, com massas, as imagens que construíram na mente delas, no momento do toque e depois são levadas ao mesmo ambiente, só que agora iluminado e sem vendas para comparar seus trabalhos com as obras expostas”, explica Geovane Batista.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A exposição sensorial conta com oito obras. Puderam participar artistas de várias vertentes como artes visuais, plásticas, pinturas texturadas, com uma ou mais técnicas, esculturas ou instalações inéditas.

Segundo Geovane Batista, a exposição é inclusiva em todas as etapas, desde a escolha dos artistas até a montagem e visitação. “O artista plástico cego Flávio Luís da Silva construiu algumas das obras, a programação conta com tradução em Libras, folders em Braile e as plantas e obras contam com um QR Code com audiodescrição. Levamos as crianças a refletirem sobre os desafios das pessoas com necessidades especiais”, completa.

Serviço

Exposição Sensorial e Jardim de Cheiros

? Quem participa: Estudantes de escolas públicas do Gama de 7 a 12 anos, acompanhadas por monitores e professores – de segunda (10) a quinta (13), das 9h às 12h e das 14h às 17h. Público em geral: sexta (14) das 9h às 17h, com 100 vagas disponíveis, havendo também a doação de 280 mudas de espécies expostas no Jardim de Cheiros.

? Para participar, basta comparecer ao local da exposição: Teatro Cia Lábios da Lua, no Gama (Quadra 4 Lote 16 Loja C e D – Setor Sul)

? Programação completa disponível neste link ou no perfil da companhia no Instagram.