11/04/2023 às 18:51, atualizado em 11/04/2023 às 19:12

Pistas que ligam o Túnel de Taguatinga à Elmo Serejo são construídas

As duas vias, cada uma com 130 m de comprimento, serão revestidas com asfalto. Execução da sub-base já foi concluída

Por Carolina Caraballo, da Agência Brasília I Edição: Débora Cronemberger

As duas vias que conectam o Túnel de Taguatinga à Avenida Elmo Serejo estão em construção. Com 130 m de extensão cada, as pistas de entrada e saída do complexo viário serão revestidas com asfalto. A primeira das quatro etapas do processo de pavimentação já está concluída.

As vias vão receber três camadas de asfalto com 5 cm de espessura cada | Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

É a partir da execução da sub-base que começa a construção de uma via. Uma grossa camada de rachão será responsável pela sustentação das pistas. O material é formado por grandes pedras provenientes da reciclagem de insumos construtivos.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

“Usamos cerca de 1,5 tonelada de rachão no processo”, ensina o engenheiro civil José Alfredo Aguiar, um dos responsáveis pela construção do Túnel de Taguatinga. “Por cima, estamos espalhando 300 toneladas de pó de pedra para fazer o nivelamento.”

Vencida esta etapa, as pistas vão receber duas camadas de brita graduada simples (BGS), mistura de pó com brita indicada para a execução da base. “Só então entraremos com o CBUQ [Concreto Betuminoso Usinado a Quente], última fase da pavimentação”, afirma José Alfredo.

As vias vão receber três camadas de asfalto com 5 cm de espessura cada, espalhadas e compactadas a uma temperatura de 145º C. A receita de uma pavimentação de qualidade ainda prevê um banho de emulsão asfáltica entre uma capa e outra, para garantir uma aderência ainda maior.

Pistas que ligam o Túnel de Taguatinga à Elmo Serejo são construídas