12/04/2023 às 18:34, atualizado em 12/04/2023 às 19:34

Ações preventivas reduzem o risco de quedas de árvores no período chuvoso

A retirada de árvores pela Novacap só é feita quando identificado o risco de danos ou acidentes

Por Josiane Borges, da Agência Brasília | Edição: Vinicius Nader

Neste período chuvoso os órgãos do Governo do Distrito Federal têm executado diversas ações para reduzir os riscos de acidentes. Um dos serviços imediatos foi realizado nesta terça-feira (12), com a retirada de duas árvores no Bloco C da comercial da 312 Norte. Com o temporal da noite anterior, uma das árvores caiu e a outra foi removida após uma análise técnica identificar o risco de queda.

Segundo a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), durante as chuvas deste ano, foram registradas cinco quedas de árvore devido a temporais.  A prevenção das quedas de árvores é fruto de monitoramento realizado pela Novacap e por outros órgãos do GDF. De janeiro até o início de abril deste ano, foram 27.344 podas e 291 retiradas de árvores em todo o DF.

“Todos os anos trabalhamos preventivamente para a chegada do período chuvoso. Este ano estamos sofrendo com chuvas intensas e ventos fortes, mas com o mínimo de quedas de árvores. Realizamos um trabalho de engenharia, temos um monitoramento de todas as áreas verdes do DF e, somente no ano passado, fizemos manutenção e podas em 106 mil árvores e o número de roçagem ultrapassou 1,5 bilhão de metros quadrados. É um trabalho árduo, contínuo e controlado”, explica o chefe do Departamento de Parques e Jardins da Companhia, Raimundo da Silva.

[Olho texto=”“Todos os anos trabalhamos preventivamente para a chegada do período chuvoso. Este ano estamos sofrendo com chuvas intensas e ventos fortes, mas com o mínimo de quedas de árvores.” assinatura=”Raimundo da Silva, chefe do Departamento de Parques e Jardins da Novacap” esquerda_direita_centro=”direita”]

Responsável pela manutenção da arborização do DF, a Novacap procura, durante a execução do trabalho preventivo, realizar o mínimo de intervenção na árvore. “Só cortamos em três casos: quando ela apresenta alguma doença com risco de queda, quando é uma obra devidamente autorizada ou quando está plantada em uma área privada. Todas as demandas precisam passar por uma análise técnica da Novacap. Temos que lembrar que elas são seres vivos que quebram e podem cair em casos de ventania”, diz.

Apenas a Novacap pode realizar corte de árvores em área pública. Foto: Tony Oliveira/ Agência Brasília

Raimundo lembra que de acordo com o Decreto 39.469/2018, são vedados o plantio e a poda de árvores em área pública, a não ser pela Novacap. “Noventa por cento das árvores que caem ou retiramos não foram plantadas pela Novacap, são frutos de um plantio irregular, em locais e com espécies indevidas, por exemplo com raízes não muito adequadas ou em áreas de estacionamento”, completa.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O Distrito Federal tem cerca de 5,5 milhões de árvores, quantidade que faz da cidade uma das capitais mais arborizadas do mundo. Se, durante a estiagem, as árvores são encarregadas de aliviar a secura e trazer sombra, na chuva, são motivo de preocupação se não receberem os devidos cuidados.

Outras ações também foram e continuam sendo realizadas em todo o DF para amenizar os estragos das chuvas, como limpeza de bocas de lobo para facilitar o escoamento das águas pluviais, roçagem de áreas verdes, limpeza diária das vias públicas, recuperação asfáltica. A ação conta com as equipes das administrações regionais, do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), da Companhia Energética de Brasília (CEB), do Corpo de Bombeiros (CBMDF), do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), da Defesa Civil, do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran), da Secretaria de Governo e do GDF Presente.