12/04/2023 às 15:34, atualizado em 12/04/2023 às 15:57

Parque Ecológico de Santa Maria ganhará portal

Executada por parceria entre o Brasília Ambiental e a administração regional, obra está sendo finalizada e inclui a instalação de uma guarita

Por Jak Spies, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

Fruto de uma parceria feita entre o Instituto Brasília Ambiental e a Administração Regional de Santa Maria, um portal está sendo finalizado no parque ecológico da cidade, situado na Quadra Central 01. As obras incluem a instalação de uma guarita. Com a entrega, serão beneficiados 120 mil moradores.

Trabalhos no parque se encontram na segunda fase de execução | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

[Olho texto=”“O portal é um símbolo, chama atenção para mostrar para a população de Santa Maria que isso aqui existe” ” assinatura=”Josiel França, administrador de Santa Maria” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

As benfeitorias na unidade de conservação foram executadas com recursos de compensação ambiental, no valor de R$ 492 mil, originários da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap). “É importante essa parceria com a administração regional para criar o pertencimento da população com o parque, para que ela se aproprie e nos ajude a preservá-lo”, avalia o presidente do Brasília Ambiental, Rôney Nemer.

O administrador de Santa Maria, Josiel França, lembra que a guarita servirá para sinalizar a população sobre o parque: “O portal é um símbolo, chama atenção para mostrar para a população de Santa Maria que isso aqui existe, porque às vezes até a própria população não tem conhecimento”.

Segundo Josiel, a fase atual dos trabalhos corresponde à segunda etapa da restauração. Futuramente, informa ele, serão feitos serviços de iluminação, cercamento, estacionamentos e segurança.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Em andamento

Criado pela Lei nº 2.044/1998 e recategorizado em 2019, o Parque Ecológico de Santa Maria possui campos de murundus, vegetação típica do cerrado facilmente inundável na época das chuvas. Por essa razão, o plano de manejo da unidade atua para garantir o uso do espaço sem causar prejuízos à biodiversidade.

O parque foi entregue em 2021, com investimentos de cerca de R$ 1 milhão, também da Novacap. Entre os equipamentos da unidade estão parque infantil, um ponto de encontro comunitário (PEC), quadra de areia, quadra poliesportiva, pergolado ao ar livre, conjunto de lixeiras, bancos de concreto sem encosto moldados in loco e mesa de concreto com bancos. 

Parque Ecológico de Santa Maria ganhará portal