12/04/2023 às 19:36, atualizado em 12/04/2023 às 19:58

Portas corta-fogo são instaladas no Túnel de Taguatinga

A montagem começou a ser feita nesta quarta (12), na parede que divide o fluxo de veículos do complexo viário

Por Carolina Caraballo, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

Começaram as instalações de mais um importante item do sistema de combate a incêndio do Túnel de Taguatinga. São as portas corta-fogo, que impedem a passagem das chamas de um ambiente para o outro. Nesta quarta-feira (12), as primeiras unidades foram montadas na parte central do complexo viário.

As portas poderão ser abertas automaticamente em caso de incêndio | Foto: Secretaria de Obras

A grande parede que divide o fluxo de veículos no túnel terá cinco portas de correr destinadas a pedestres –  as primeiras a serem instaladas. Em caso de incêndio, as passagens poderão ser abertas de forma automática pelos técnicos que vão trabalhar na sala de comando da obra viária.

“Essas portas serão usadas exclusivamente para evacuar o ambiente em situações de emergência”, explica André Borges, um dos engenheiros civis que atuam na construção. “No dia a dia, elas deverão ser mantidas fechadas, para não prejudicar a eficiência do sistema de exaustão.”

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A parede central do Túnel de Taguatinga terá, ainda, quatro portas corta-fogo giratórias, semelhantes aos modelos encontrados em prédios e salas de cinema. Essas serão instaladas de duas em duas, abrindo um vão grande o suficiente para permitir a passagem de veículos de um lado ao outro do complexo.

“O acesso às escadas de emergência também será protegido por portas corta-fogo”, relata André. “São duas portas para cada uma delas”. A primeira porta, detalha o engenheiro, permite entrar na antecâmara, vestíbulo construído para dificultar a chegada da fumaça ao corpo principal da escada. Já a segunda dá acesso à escada.

Portas corta-fogo são instaladas no Túnel de Taguatinga