12/04/2023 às 16:25, atualizado em 12/04/2023 às 17:37

Reforma amplia segurança em ponte na DF-290

Serviços estão sendo executados na passagem sobre o Córrego Alagados, entre o Gama e Santa Maria

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) segue com os trabalhos de segurança viária na ponte sobre o Córrego Alagados, no km 25,1 da DF-290, entre o Gama e Santa Maria.

Estacas da fundação da ponte tiveram proteção reforçada para aumentar a vazão das águas pluviais | Foto: DER-DF

Os operários destacados para o serviço trabalham, atualmente, nas etapas de execução do muro de gabião, tipo de muro de arrimo utilizado para estabilizar encostas. A próxima etapa será a finalização do reforço da proteção dos pilares, fase que só pode começar após o final do período chuvoso.

A primeira etapa do serviço foi garantir a proteção e a estabilização das estacas da fundação da ponte para aumentar a possibilidade de vazão das águas pluviais. Na sequência, foram feitos o aterro que protege o concreto e o encabeçamento da obra de arte especial.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“Os serviços são executados dentro do que foi planejado” explica o superintendente de obras do DER, Cristiano Cavalcante. “Claro que com o tempo chuvoso, em alguns momentos, o ritmo diminuiu um pouco, até para garantir a segurança dos trabalhadores que estiveram nesta obra que  reforça a segurança  viária deste trecho.”

Para o empresário Thiago Oliveira, 31, os serviços realizados na ponte deixam os motoristas mais tranquilos e seguros para passar pelo local. “Esta obra atende perfeitamente a população porque, com as chuvas muito fortes que estavam caindo, confesso que às vezes fiquei  com receio de passar pela ponte, mas agora estou tranquilo de novo”, afirma.

Início dos trabalhos

Em janeiro deste ano, em razão das fortes chuvas, o aterro do encabeçamento da passagem foi retirado e com isso a estrutura da ponte ficou exposta. Após vistoria, os técnicos verificaram que a estrutura da ponte não sofreu danos, o que permitiu a normalização do tráfego dos cerca de 20 mil veículos que circulam diariamente pelo local.

*Com informações do DER-DF