13/04/2023 às 13:49

Bairro Altiplano, no Jardim Botânico, vai ganhar ciclovia

Com recursos de mais de R$ 11 milhões, a via, que fica em frente ao Condomínio Ville de Montagne, já está em construção

Por Jak Spies, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

Em breve, ciclistas do DF poderão contar com uma nova ciclovia no Jardim Botânico. A obra, de responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER), está sendo executada em conjunto com a duplicação de um trecho da rodovia DF-001 (km 23), em frente ao Condomínio Ville de Montagne.

Quando concluídas, obras vão garantir mais segurança para ciclistas, pedestres e motoristas | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

O investimento na obra viária é de R$ 11,1 milhões. Estão incluídos 4,2 km de ciclovia no trecho, que soma 5,2 km e liga a DF-025, na Barragem do Paranoá, à DF-027, via de acesso à Ponte JK.

Conexões

“A DF-001 é muito movimentada e colocava em risco os ciclistas; com a duplicação e essa ciclovia, é possível aumentar a mobilidade sustentável da região, permitindo que os ciclistas possam transitar com segurança”, afirma o presidente do DER, Fauzi Nacfur Júnior. Atualmente, está sendo feita a terraplanagem, para depois ser colocada a capa asfáltica.

Segundo o administrador do Jardim Botânico, Aderivaldo Cardoso, a obra beneficiará não apenas os moradores da região, mas também os dos arredores. “Ter essa ciclovia conectando todas as regiões com a nossa área comercial vai facilitar para as pessoas que moram no Paranoá e Itapoã, por exemplo, tudo ligado ao centro do Jardim Botânico”, aponta.

Segundo o gestor, há o projeto de instalar o sistema de bicicletas compartilhadas em pontos estratégicos da ciclovia para ligar ainda mais as regiões, incluindo a área de São Sebastião. “Vai ser importante para a mobilidade e conexão dos vários bairros que existem, desde o Tororó até o Altiplano”, diz.

Novo trecho da DF-001

Resultante da duplicação da DF-001, a ciclovia vai do Altiplano até o posto policial, próximo à divisa com a Barragem do Paranoá, ligando as regiões. O percurso vai da Estrada Dom Bosco à entrada do Balão do Ville de Montagne, passando em frente ao Condomínio Quintas do Alvorada.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A duplicação do trecho do km 23 da DF-001, licitada em novembro de 2021, teve os serviços iniciados em 2022, com terraplenagem, pavimentação, drenagem, sinalização horizontal e vertical e obras complementares, além de ciclovia, paisagismo e canteiro de obras.

Por meio do DER, o Governo do Distrito Federal (GDF) liberou 10 km do novo trecho em 30 de outubro de 2022, somando as vias. A pista dupla contém duas faixas de rolamento em um único sentido com 3,50 m de largura (cada) e acostamento de 2,50 m no lado direito.

No total, será pavimentado um trecho de 5,2 km da DF-001 – que faz a ligação entre a DF-027, na descida da Ponte JK –, e a DF-025, rodovia que margeia todo o Lago Sul. A estimativa do DER é beneficiar aproximadamente 50 mil motoristas com o novo trajeto.