13/04/2023 às 18:53, atualizado em 13/04/2023 às 19:11

GDF participa de Fórum Nacional de Organismos de Políticas para as Mulheres

A Secretaria da Mulher esteve presente no evento, realizado no Instituto Serzedello Correa, com foco na implementação e integração de políticas voltadas para este público

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

Gestoras municipais e estaduais de políticas públicas para as mulheres se reuniram nesta quarta (12) e quinta-feira (13) no Instituto Serzedello Correa para o encontro promovido pela Secretaria Nacional de Articulação Institucional, Ações Temáticas e Participação Política do Ministério das Mulheres, conhecido como Fórum Nacional de Organismos de Políticas para as Mulheres (OPMs).

“Com o apoio do governo federal, temos a oportunidade de fortalecer o enfrentamento às violências, garantindo às mulheres oportunidades de construir trajetórias vitoriosas”, disse a secretária Giselle Ferreira | Foto: SMDF/Vinicius de Melo

O evento teve como objetivo rearticular e reorganizar a relação do governo federal com os OPMs para fortalecer e beneficiar as ações e serviços especializados para o público feminino em diversas regiões do país. A secretária da Mulher, Giselle Ferreira, participou do fórum ao lado da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, para discutir estratégias de rearticulação de projetos e ações de enfrentamento à violência contra a mulher, além de apresentar ações para capacitar as mulheres para que tenham autonomia econômica.

“O evento trouxe a mulher para a centralidade da pauta pública e abriu a participação com escuta e construção conjunta. Com o apoio do governo federal, temos a oportunidade de fortalecer o enfrentamento às violências, garantindo às mulheres oportunidades de construir trajetórias vitoriosas”, afirma Giselle Ferreira.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Entre as propostas apresentadas durante o encontro, destaca-se o fortalecimento dos organismos de políticas para as mulheres nos governos federal, estaduais e municipais; o estímulo à criação de novas entidades políticas voltadas para o público feminino e a integração de políticas públicas com a temática de gênero em todos os níveis de gestão pública.

A programação incluiu painel de articulação entre os OPMs e rodas de conversa com a secretária nacional de Autonomia Econômica e de Políticas de Cuidado, Rosana Silva, com a secretária nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, Denise Motta Dau, e com a secretária nacional de Articulação Institucional, Ações Temáticas e Participação Política, Carmem Foro.

“Empoderar mulheres é dar a chance delas conquistarem novos espaços. Juntas estamos lutando contra a misoginia, contra o ódio e o fim do feminicídio e da violência sexual”, pontuou a ministra Cida Gonçalves.

*Com informações da Secretaria da Mulher

GDF participa de Fórum Nacional de Organismos de Políticas para as Mulheres