13/04/2023 às 19:48, atualizado em 13/04/2023 às 20:07

Live dá dicas sobre oportunidades profissionais aos jovens do DF

Bate-papo, transmitido do Palácio do Buriti, foi conduzido pelo secretário Rodrigo Delmasso e trouxe informações sobre programas de capacitação

Por Rafael Secunho, da Agência Brasília I Edição: Débora Cronemberger

Em alusão ao Dia do Jovem, celebrado nesta quinta-feira (13), a Secretaria da Família e Juventude (SEFJ) fez uma live, direto do Palácio do Buriti, para tratar sobre oportunidades profissionais para a moçada do DF. O secretário da Juventude, Rodrigo Delmasso, a gerente da Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi), Renata Bruno, tiveram um bate-papo descontraído transmitido pelas redes sociais da SEFJ e do governo (GovDF).

Assista à íntegra abaixo:

Segundo levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa e Estatística do DF (IPEDF), em 2021, 725.916 jovens residiam na capital, o que representava uma fatia de 24,1% da população brasiliense. O secretário e Renata falaram sobre o programa Jovem Aprendiz, desenvolvido pela Renapsi e que abre as portas para um primeiro emprego. Para se cadastrar e concorrer a uma vaga no Jovem Aprendiz, basta acessar este link.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Renata Bruno deu dicas para a participação no Jovem Aprendiz, coordenado pela entidade, que é do terceiro setor. O programa é voltado para a faixa etária de 14 a 24 anos e oferece aprendizagem na área administrativa, bancária, de saúde, com a atuação em empresas parceiras. “O jovem precisa estar matriculado na escola e frequentar as aulas. Isso é requisito básico”, explica a gerente. “Ele terá os direitos trabalhistas garantidos e a carga de trabalho é de quatro ou seis horas”, diz.

A conversa abordou, ainda, o Jovem Candango, capitaneado pela secretaria e que recruta candidatos para aprenderem e trabalharem em órgãos do GDF. “Hoje temos 1.400 jovens atendidos pelo Jovem Candango e queremos em alguns anos chegar a 3 mil. Agora em junho termina um ciclo de dois anos de aprendizagem e será aberto um novo edital com mais vagas para a juventude”, explicou Delmasso. “Além do treinamento para o mercado de trabalho, essa garotada ajuda na complementação de renda em casa”, acrescentou.

Live dá dicas sobre oportunidades profissionais aos jovens do DF