13/04/2023 às 18:29, atualizado em 13/04/2023 às 18:44

Saúde em foco na Casa da Mulher Brasileira de Ceilândia

Projeto ofereceu exames ginecológicos, testes para detecção de ISTs e vacinas, com atendimento gratuito, nesta quinta (13)

Por Carolina Caraballo, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

A dona de casa Jucemar Pena acordou cedinho na manhã desta quinta (13). Não era para levar o neto à escola nem para adiantar as tarefas do lar. A senhora de 59 anos tinha encontro marcado com a saúde. Foi até a Casa da Mulher Brasileira, em Ceilândia, e colocou os exames ginecológicos em dia. Aproveitou também para tomar vacina contra a gripe. Tudo de graça.

Pela primeira vez participando de um evento na Casa da Mulher Brasileira, a técnica em enfermagem Adaíse elogiou: “É importante saber que podemos contar com um espaço de apoio como este” | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Os atendimentos fizeram parte da Ação da Saúde para Mulheres, uma parceria entre as secretarias de Saúde e da Mulher. Das 9h às 16h, profissionais de três unidades básicas de saúde do DF promoveram exames preventivos (Papanicolau), testes rápidos de hepatite B e C, HIV e sífilis, vacinação contra a covid-19 e gripe e orientações para autoexame da mama.

“Eu procuro sempre participar dessas ações; costumo dizer que a Casa da Mulher Brasileira é como uma mãe para mim”, comentou Jucemar. “Projetos como esse são de grande ajuda para que a gente cuide da saúde. Já trouxe até minhas netas comigo, e não perco uma oportunidade.”

A Ação da Saúde para Mulheres é executada quinzenalmente, sempre no meio e no final do mês, desde outubro de 2021. A iniciativa é comandada pelo Empreende Mais Mulher, programa de autonomia financeira ligado à Subsecretaria de Promoção das Mulheres, com sede no segundo andar da Casa da Mulher Brasileira de Ceilândia. Cada edição do projeto atende, em média, 50 pessoas.

Apoio

“Mais do que organizar ações voltadas para a saúde, o Empreende Mais Mulher é voltado para a promoção da independência financeira feminina”, explicou a diretora do programa, Selma de Melo. “Oferecemos cursos e oficinas para estimular a capacitação profissional de todas as mulheres, não só daquelas que são vítimas de violência ou estão em situação de vulnerabilidade social.”

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A técnica em enfermagem Adaíse Rosa Maciel, 31, não conhecia o Empreende Mais Mulher. Sobre a Casa da Mulher Brasileira, já tinha ouvido falar. Mas nunca tinha tido a oportunidade de visitar o espaço. Apresentada às duas estruturas durante a Ação da Saúde para Mulheres, a moradora de Ceilândia prometeu voltar para participar de outros projetos.

“Vim para tomar vacina e fazer testes rápido para detecção de ISTs [infecções sexualmente transmissíveis]. Fiquei encantada com a estrutura e o acolhimento que recebi aqui”, disse Adaíse. “É importante saber que podemos contar com um espaço de apoio como este”. Na próxima edição da Ação da Saúde para Mulheres, no dia 27 deste mês, a técnica de enfermagem já planeja levar as amigas para conhecer o projeto.

Saúde em foco na Casa da Mulher Brasileira de Ceilândia