14/04/2023 às 13:34

Administrações regionais desenvolvem ações em conjunto com as comunidades

Em Taguatinga e Fercal, há projetos em que os administradores escutam as demandas da população para propor soluções eficazes e ágeis

Por Adriana Izel, da Agência Brasília | Edição: Carolina Lobo

As administrações regionais de Taguatinga e da Fercal iniciaram, neste ano, ações para se aproximarem mais dos moradores. Com os projetos Taguatinga Integrada e AdmEmAção, respectivamente, os órgãos escutam diretamente da população as demandas e podem propor soluções mais rápidas e em conjunto com a comunidade.

“A ideia foi realmente unir todas as forças da sociedade civil organizada para trabalhar para o bem comum”, explica o administrador de Taguatinga, Renato Andrade dos Santos. Ele é o idealizador do projeto Taguatinga Integrada, lançado em fevereiro, em que a administração se reúne periodicamente com os moradores, representantes de sindicatos, associações e entidades locais para discutir situações importantes da cidade.

O projeto Taguatinga Integrada já promoveu duas reuniões com os moradores, representantes de sindicatos, associações e entidades locais para discutir situações importantes da cidade | Foto: Divulgação/Administração de Taguatinga

Até agora, já foram duas edições. A primeira para apresentar a proposta e a segunda com foco nas questões da segurança pública da região, que ocorreu em março, em Taguatinga Norte. “Tivemos participação das forças de segurança. E a população trouxe a preocupação com a segurança nas ruas e a iluminação pública”, revela o administrador de Taguatinga.

O professor Leandro Freire, 34 anos, morador da QNL 17, foi um dos que participou da reunião e levantou a preocupação com a segurança na cidade. “Hoje a gente tem uma demanda muito grande em Taguatinga em relação à segurança pública. Porque tem muitas pessoas em situação de rua, estão acontecendo roubos à luz do dia. Essas foram algumas demandas que foram apresentadas”, conta. Ele diz que algumas respostas já foram dadas pela administração. “Onde eu moro, vi que reforçaram a questão da iluminação pública, que melhorou bastante, e também já percebi que estão colocando mais policiais nas ruas”, comenta.

Para Leandro, ações como essa fazem com que Taguatinga possa melhorar a cada dia. “Quando a gente vê que a administração está conversando com a comunidade, ouvindo nossos anseios, a gente percebe que a cidade vai mudando. Conversando e trabalhando unidos, a gente avança”, define o morador.

A intenção da administração é levar as reuniões do projeto a todos os bairros de Taguatinga. “Nossa ideia é circular pela cidade indo a todos os cantos, porque Taguatinga é uma cidade muito bairrista. Estamos tentando quebrar essa barreira e mostrar que Taguatinga é uma só”, defende Renato Andrade dos Santos.

Resolução ágil

O projeto AdmEmAção realiza as reuniões nas comunidades da Fercal | Foto: Divulgação/Administração da Fercal

Na Fercal, a iniciativa AdmEmAção é similar. A administração marca reuniões com as comunidades e vai até elas. Os locais escolhidos são baseados nas demandas que chegam até a ouvidoria. “Foi um projeto pensado para aproximar o poder público das comunidades. Quando a gente está mais presente na comunidade, consegue viabilizar soluções e ir trabalhando com mais rapidez”, comenta o administrador substituto da Fercal, Alan Souza.

O projeto já teve encontros na Escola Classe Sonhém de Cima e no Morro do Piauí. Nesta semana, as ações ocorrerão nos núcleos Bananal e Boa Vista. “Geralmente, os pedidos das lideranças são em relação às estradas não pavimentadas e à questão das águas pluviais. O atendimento é solicitado e a gente prontamente atende”, revela.