14/04/2023 às 18:46, atualizado em 14/04/2023 às 19:12

Alunos de Brazlândia, Ceilândia e Sol Nascente/Pôr do Sol são vacinados

Equipes da Secretaria de Saúde promovem imunização contra a gripe e a covid-19; até o momento, cerca de 20 instituições estudantis foram visitadas e mais de 1.700 doses, aplicadas

Por Agência Brasília* | Edição: Claudio Fernandes

A Secretaria de Saúde (SES), em parceria com a Secretaria de Educação, vem promovendo, desde o final de março, vacinação contra a gripe (vírus influenza) e a covid-19 em escolas da rede pública em Brazlândia, Ceilândia, Sol Nascente/Pôr do Sol.

A imunização é feita pelas equipes das unidades básicas de saúde (UBSs) da Região Oeste de Saúde. Desde o começo da campanha, já foram visitadas cerca de 20 instituições, com mais de 1.700 doses aplicadas. Nessa primeira etapa de imunização, estão sendo contempladas as unidades do Centro de Educação para a Primeira Infância (Cepi) e as escolas classes das áreas urbana e rural.

Ação de imunização na Creche Papagaio, no P Sul: cerca de 20 instituições foram visitadas, com mais de 1.700 doses aplicadas | Foto: Divulgação/SES

Segundo a diretora regional de Atenção Primária à Saúde da Região Oeste, Sandra Araújo, a ação vai além da aplicação sazonal contra a gripe: “A nossa intenção é a atualização de todo o cartão de vacinação dos estudantes”. Ela ressalta o trabalho “ousado, porém necessário” de levar a imunização para todas as escolas da região. “Não queremos o retorno das doenças imunopreveníveis”, enfatiza.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Imunizantes

Desenvolvida a partir das cepas em circulação no Brasil, a vacina aplicada contra a gripe é do tipo trivalente, pois protege contra três diferentes tipos de vírus. Após a imunização, em duas a três semanas, passam a ser detectados anticorpos contra a doença. O tempo previsto de proteção é de seis a 12 meses, dependendo do indivíduo, o que justifica a vacinação ocorrer anualmente.

Mais escolas da região serão contempladas na próxima semana, entre os dias 18 e 20. Novas datas e locais estão sendo estudados pelas pastas.

*Com informações da Secretaria de Saúde