14/04/2023 às 19:45

Centro do Hran celebra uma década acolhendo pessoas com síndrome de Down

CrisDown já faz parte da vida de mais de 2 mil famílias

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

O Centro de Referência Interdisciplinar em síndrome de Down (CrisDown), do Hospital Regional da Asa Norte (Hran), comemora nesta sexta-feira (14) uma década de funcionamento. Modelo nacional no tratamento de pessoas com a síndrome, a unidade traz em sua trajetória o acolhimento a cerca de de 2.100 famílias.

Thayná Pereira Nô, que participou do evento com a mãe Rosilene, é frequentadora do centro desde bebê | Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde

Café da manhã e música preencheram os jardins do Hran. Sob a regência do tenente Paulo Rezende, o som da orquestra sinfônica da Força Aérea Brasileira (FAB) atraiu vários servidores e pacientes da unidade, além das famílias atendidas pelo CrisDown.

Os pais de Victória Anthero Marques, de 23 anos, estavam na primeira fila da plateia. A menina foi acolhida pelo CrisDown há oito anos. “Quando chegamos no centro, sentimos que era o lugar certo para estarmos”, lembra Jussiara Marques, mãe de Vitória. “A equipe não cuida apenas do paciente. A família também recebe toda a atenção de que precisa”, complementa.

“Quando chegamos no centro, sentimos que era o lugar certo para estarmos”, lembra Jussiara Marques, mãe de Vitória

Além da assistência aos pacientes, o CrisDown faz, se preciso, a ponte com outros profissionais de saúde dentro e fora do Hran. O centro conta com uma equipe multiprofissional especializada, formada por médicos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, enfermeiras e fonoaudiólogas.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Enquanto Thayná Pereira Nô Oliveira, que neste mês também completa 10 anos, comemorava junto com toda a equipe, a mãe dela, Rosilene Pereira, comentou: “Percebo como ela está à vontade e feliz por estar neste lugar tão acolhedor”. Thayná frequenta o centro desde que saiu da maternidade.

Emocionada, a coordenadora do CrisDown, a fisioterapeuta Carol Valle, contou que o centro surgiu de um sonho e garantiu: “Muitos outros entrarão em prática.”

O CrisDown funciona ao lado da entrada de visitantes e funcionários do Hran. Para ser atendido, é preciso entrar em contato por pelo número de WhatsApp (61) 99448-0691 e agendar o acolhimento, que ocorre sempre às sextas-feiras.

*Com informações da Secretaria de Saúde