14/04/2023 às 20:38, atualizado em 15/04/2023 às 10:30

Espaço Renato Russo terá programação especial no aniversário de Brasília

A programação, gratuita, incluirá atividades culturais, infantis, um baile de aniversário e uma homenagem a TT Catalão

Por Jak Spies, da Agência Brasília | Edição: Claudio Fernandes

Entre os dias 16 e 23 de abril, semana do aniversário de Brasília, o Espaço Cultural Renato Russo vai oferecer uma ampla programação cultural com entrada franca.

As atividades comemorativas serão promovidas pelo Instituto Janelas da Arte, Cidadania e Sustentabilidade, por meio do Programa Pedagógico-Formativo, com fomento da Secretaria de Cultura do Distrito Federal (Secec).

Localizado na 508 Sul, o espaço terá shows, lançamentos de filmes, exposições, feira cultural, concerto sinfônico, atividades infantis e até um baile de aniversário | Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

Aquiles Alencar Brayner, subsecretário de Patrimônio Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, destacou que a ideia é utilizar o espaço multiuso para fazer uma semana rica de conteúdos para a população. “Estamos comemorando o aniversário da nossa capital, que continua cada vez mais jovem. Nada melhor do que o espaço Renato Russo pra manter essa vivacidade”, observou.

Localizado na 508 Sul, o espaço terá shows, lançamentos de filmes, exposições, feira cultural, concerto sinfônico, atividades infantis e até um baile de aniversário. Uma homenagem ao jornalista TT Catalão, que batiza a gibiteca do local, também fará parte dos eventos.

[Olho texto=”“TT está presente não só no espaço, mas com a política pública que ele representou em vida. Esse espírito vivo que é incorporado ao espaço promove uma vivência transformadora para a cultura e a educação”” assinatura=”Nanan Catalão, jornalista, gestora cultural e cantora” esquerda_direita_centro=”direita”]

Vanderlei dos Santos Catalão, mais conhecido como TT Catalão, foi um jornalista, poeta, escritor e ativista cultural que veio para Brasília em 1972 e se tornou pioneiro na estruturação de políticas públicas voltadas para a cultura na capital. Ele entrou para o GDF em 1985, na primeira gestão pós-ditadura, e criou o Espaço Cultural Renato Russo em 1994.

A homenagem envolve o aniversário de um ano da reabertura da gibiteca. A jornalista Nanan Catalão é filha de TT, além de gestora cultural e cantora. Ela afirmou que a família ficou profundamente comovida com a homenagem, ocorrida no ano passado.

“TT está presente não só no espaço, mas com a política pública que ele representou em vida. Esse espírito vivo que é incorporado ao espaço promove uma vivência transformadora para a cultura e a educação. Acredito que esse é o maior legado de uma política pública. Quando ela une educação, informação e transformação. Todo o trabalho dele foi no investimento no setor transformador da arte, nessa cidade que reflete cultura”, ressaltou Nanan, finalizando com a frase que mais gosta do pai: “Quem tem um dom, reparte com”.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

De acordo com a jornalista, a gibiteca teve um papel revolucionário no papel de muitos artistas por ser a porta de entrada para o mundo da leitura. “O trabalho da gibiteca era muito vivo. Nossa esperança é que ela possa crescer até nos formatos mais modernos”, conclui.

A programação inclui também contação de histórias para crianças, doação de gibis, oficinas de quadrinhos, desenhos, costuras, apresentação de dança contemporânea e música. Além disso, durante a semana o público poderá visitar a exposição Inventando voos, na Galeria Parangolé, parte do projeto Desalinhos e Costuras: arte e loucura.

As comemorações começam a partir deste domingo (16). Confira a programação completa:

16 de abril

Sarau poético-musical
14h, na Praça Central ECRR

Documentário Concerto Cabeças – Memória afetiva da cultura brasiliense
16h, no Auditório Marco Antônio Guimarães

Confraternização
Das 17h às 18h, na Praça Central ECRR

*A programação conta com tradutor em libras

O documentário resgata a memória e registra a expressão de toda uma geração de artistas brasilienses entre o final dos anos 70 e o começo dos anos 80, retratando o momento histórico em que o movimento Cabeças surge.

21 de abril

Dia Mundial da Criatividade
Das 10h às 18h, no Teatro Galpão Hugo Rodas, Teatro de Bolso e Sala de atividades
Programação completa: Atividades WCD
Movimento organizado pela World Creativity Organization conta com experiências, painéis, palestras, workshops e performances para profissionais de todos os setores que compõem a economia criativa. Foca no desenvolvimento sustentável.

Contação de história para crianças
15h e 16h, na Sala Multiuso
História: Zezinho descobre Brasília
Através de música, bonecos e objetos lúdicos, a história de Zezinho e seu cachorrinho Hulk é apresentada às crianças. Os dois companheiros vêm visitar a tia em Brasília e, juntos, se encantam e descobrem os diferentes e divertidos monumentos da cidade.

Feira Katendê
Das 13h às 22h, na Praça Central
Apoiando empreendedores da Comunidade de Povos Tradicionais de Matriz Africana Manzo Kalla Muisu, situada em Sobradinho dos Melos, o projeto reúne cerca de 45 participantes que expõem produções que vão desde joias artesanais a livros, roupas, instrumentos musicais, jardinagem e decoração com matérias primas como a piaçava.

Homenagem TT Catalão
Exibição do Vídeo de Bento Viana Agora sessenta. E contempla, com texto de TT Catalão
16h, na Sala Marco Antônio

Abertura da cerimônia com Carmem Moretson
Mesa: Rosana Gonçalves da Silva, Bené Fonteles e Tico Magalhães
Oficina de quadrinhos: Luigi Pedone
Entrega dos Livros para a Família Catalão e Gibiteca/Biblioteca
17h, Galpão das Artes

Encerramento com Nanan Catalão e o músico Félix Júnior
Grupo Seu Estrelo e o Fuá do terreiro e a Orquestra trovão da Mata
18h, no Galpão das Artes

Coral Intermezzo
19h, na Praça Central

Concerto com Grupo de Cordas da Orquestra Filarmônica de Brasília
Regência do Maestro Thiago Francis
19h30, na Praça Central

Dia 22 de abril

Laboratório aberto de desenho livre
Das 9h às 12h, no Galpão das Artes

Dança Negra Contemporânea
Das 10h às 12h, na Sala Multiuso

Dia Mundial da Criatividade
Das 10h às 18h, no Teatro Galpão Hugo Rodas, Teatro de Bolso e Sala de atividades
Programação completa: Atividades WCD

Feira Katendê
Das 10h às 22h

Oficina interativa: Turismo Fora do Avião – Pontos turísticos de Brasília
15h, na Gibiteca

Desfile Legbara com peças criadas no Paranoá
Das 18h15 às 18:45, na Praça Central

Baile de aniversário de Brasília, conduzido por Ricardo Lira
Das 19h às 22h, na Praça Central
Ricardo Lira é professor, coreógrafo, dançarino, ator, arte-educador e produtor cultural. É especialista em danças de salão e danças populares de raízes africanas, com destaque para o samba e suas vertentes.

23 de abril

Poemas de Opinião
Sarau e lançamento dos livros Vozes de Opinião, de Sylvia Toledo e 72 Poemas, de Guilherme Machado de Oliveira
Lançamento do minidocumentário Opinião (1964): Poéticas da Voz, Poéticas que dão Voz, de Sylvia Toledo
19h, na Praça Central