17/04/2023 às 20:13

Brasília receberá seletiva para a Universíade 2023

Evento, em junho, será classificatório para a maior competição do esporte universitário mundial em Chengdu, na China

Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Lobo

De 11 a 15 de junho, Brasília será palco de seletiva para a Universíade 2023, que será realizada em Chengdu, na China. Para o evento esportivo  em solo brasiliense, são esperados mais de mil atletas representantes dos 26 estados mais o Distrito Federal.

[Olho texto=”“Apoiar o fomento do esporte universitário também faz parte da nossa missão. A vinda deste evento esportivo para Brasília deixará grandes legados, a exemplo do fomento da economia, turismo e geração de emprego e renda”” assinatura=”Julio Cesar Ribeiro, secretário de Esporte e Lazer” esquerda_direita_centro=”direita”]

Serão realizadas seletivas para as modalidades atletismo, atletismo paradesportivo, badminton, badminton paradesportivo, natação, natação paradesportiva, saltos ornamentais, taekwondo e judô. Entre os locais que sediarão as competições, estão o Centro Internacional de Convenções do Brasil, o Comando Militar do Planalto e a Associação dos Servidores do Banco Central.

A seletiva será realizada com o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), com recursos provenientes do Fundo de Apoio ao Esporte, totalizando R$ 700 mil. “Apoiar o fomento do esporte universitário também faz parte da nossa missão. A vinda deste evento esportivo para Brasília deixará grandes legados, a exemplo do fomento da economia, turismo e geração de emprego e renda”, destaca o secretário de Esporte e Lazer, Julio Cesar Ribeiro. “Além do mais, o desporto educacional vem ao encontro das oportunidades necessárias para inserção dos jovens no mercado de trabalho convencional”, completa.

Na seletiva, cada atleta só poderá participar de uma modalidade esportiva | Foto: Saulo Cruz/CBDU

Podem participar da seletiva os estudantes nascidos no período compreendido entre 1º de janeiro de 1996 a 31 de dezembro de 2005, que estão regularmente matriculados em instituição de ensino superior (IES) até o dia 31 de março de 2023, cursando e frequentando o semestre no ano de 2023, em nível de graduação, pós-graduação na IES de seu estado reconhecida ou autorizada pelo Ministério da Educação (MEC). Cada atleta só poderá participar de uma modalidade esportiva.

Criada em 1923, a Universíade é considerada a maior competição do esporte universitário mundial. Os jogos são organizados para atletas universitários pela Federação Internacional do Esporte Universitário (Fisu). A Universíade é realizada a cada dois anos, reunindo diversas modalidades, com até 12 mil atletas de 17 a 28 anos.

*Com informações da Secretaria de Esporte e Lazer