17/04/2023 às 19:49

Cerca de 200 pessoas são vacinadas em unidade de acolhimento do Areal

Em ação contra a gripe, profissionais da UBS1 de Águas Claras visitaram o Serviço de Acolhimento a Adultos e Famílias nesta segunda (17)

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

Profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) 1 de Águas Claras vacinaram, nesta segunda-feira (17), cerca de 200 moradores e funcionários do Serviço de Acolhimento Institucional para Adultos e Famílias (Saif) do Areal contra a gripe (influenza). A população abrigada faz parte do território assistido pela equipe multiprofissional.

“Ser atendido aqui, além de cômodo, é muito importante para mim e para todos nós”, diz Ivo José Wodizik, morador do Saif Areal | Fotos: Sandro Araújo/Agência Saúde

A primeira parte da atividade foi dedicada a informações sobre o imunizante e a gripe – infecção aguda do sistema respiratório, causada pelo vírus da influenza e com grande potencial de transmissão. Moradores que não tinham a caderneta de vacinação, além da dose contra a gripe, receberam a orientação de resgatar o histórico nas salas onde tomaram outros imunizantes. Alguns preferiram receber todas as vacinas recomendadas para a sua faixa etária e ter um novo cartão emitido.

Morador do Saif Areal, Ivo José Wodizik afirma que a ação é uma grande oportunidade para receber a vacina contra o vírus influenza. “Ser atendido aqui, além de cômodo, é muito importante para mim e para todos nós”. Ele é paciente regular da equipe de Saúde da Família (eSF) e já foi encaminhado a profissionais de oftalmologia e de otorrinolaringologia dentro do Sistema Único de Saúde (SUS).

Vínculo

O enfermeiro Edmon Martins Pereira reserva todas as manhãs de segunda-feira para atender aos moradores da Saif Areal, como Waldemir José Braga

Na agenda do enfermeiro da eSF 7 (Roxa) da UBS1 de Águas Claras Edmon Martins Pereira, as manhãs de segunda são reservadas ao atendimento dos moradores da Saif Areal. Já nas terças à tarde, a assistência é feita pelo médico de saúde da família Diogo Nogueira Batista.

Há 15 anos atuando diretamente na saúde das famílias, Edmon afirma que sua grande missão passa, em primeiro lugar, pela conexão com a comunidade. “Saúde pública, principalmente a da Família, é isto: o vínculo. É muito importante estar próximo do paciente, da população, conhecer a realidade local”, complementa.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Saúde mais perto

Além de ações regulares voltadas à prevenção e promoção à saúde, o Saif possui um consultório para exames e consultas de rotina instalado dentro do estabelecimento. O serviço é oferecido pela eSF 7 (Roxa) da UBS1 de Águas Claras.

Desde 2019, quando iniciou o atendimento de saúde dentro da unidade de assistência social, tem colecionado retornos positivos. Segundo a gerente do Saif Areal, Márcia Caetano Vasconcelos, “essa é uma parceria que traz muita facilidade e melhorias aos nossos acolhidos. Muitos não têm condições de ir até a UBS mais próxima ou comparecer para um acompanhamento regular”.

*Com informações da Secretaria de Saúde