17/04/2023 às 19:13

Diretores de escola são orientados sobre casos de ameaças à comunidade

Além da atuação das forças de segurança, secretária de Educação pediu apoio das famílias

Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader

Diretores das escolas públicas do DF e servidores da Educação participaram, nesta segunda-feira (17), de uma palestra com orientações sobre atitudes que devem ser tomadas mediante casos de ameaças à comunidade escolar. O evento ocorreu na Academia do Corpo de Bombeiros, no Setor Policial Sul, e faz parte do plano de segurança para as escolas do Distrito Federal, uma parceria entre as secretarias de Educação e de Segurança Pública.

A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, abriu a palestra e reforçou o papel da família como medida de prevenção em meio à onda de ameaças em escolas públicas e particulares do DF. “É preciso trazer a família para dentro da escola. Por isso, pedimos ajuda aos familiares, para que estes conversem com seus filhos, observem os comportamentos deles, vistoriem a mochila, os celulares. Precisamos contar com mais esse apoio que vem de dentro da casa dos nossos estudantes”, destacou.

Para a secretária, a família faz parte do trabalho conjunto e tem um papel fundamental para garantir a segurança nas unidades escolares. Segundo ela, os pais e responsáveis não devem deixar de mandar os filhos para a escola, pois a criança precisa estar em um ambiente de socialização e aprendizagem. “Neste momento, se faz necessário acalmar os ânimos e confiar nas instituições e nos órgãos de segurança pública, que sempre trabalham para garantir a segurança das nossas escolas. Infelizmente são episódios fora do DF, mas que geram uma cadeia de ameaças para nossos alunos também”, declarou Hélvia.

Comunidade escolar trocou experiências em palestra | Foto: Mary Leal/ Secretaria de Educação

Na palestra, também foram apresentadas ações de segurança que estão sendo implementadas por órgãos parceiros como Detran-DF e o Corpo de Bombeiros do DF (CBMDF). “Hoje estamos vivendo uma situação de medo e de insegurança nas escolas. Nós temos uma ação integrada com apoio do Detran, Polícia Civil do DF (PCDF) e CBMDF, com atividades preventivas dentro das escolas. A Polícia Militar vem fazendo rondas nas regiões mapeadas, revistas em possíveis suspeitos e contamos com o apoio das denúncias”, reforça a tenente-coronel da PMDF, Renata Fassina. As denúncias podem ser feitas por meio do 197 – opção 0; em casos de emergência, 190 ou para o WhatsApp: (61) 98626-1197.

[Olho texto=”“Neste momento, se faz necessário acalmar os ânimos e confiar nas instituições e nos órgãos de segurança pública, que sempre trabalham para garantir a segurança das nossas escolas” assinatura=”Hélvia Paranaguá, secretária de Educação” esquerda_direita_centro=”direita”]

A partir de ocorrências registradas dentro e fora das instituições de ensino, a Secretaria de Segurança mapeou, nos últimos dias, 60 unidades de ensino que receberão maior atenção das forças de segurança. Além do reforço do policiamento, haverá pontos de observação em locais definidos a partir de estudos realizados pela pasta, para elencar as unidades que demandam maior cuidado. Um ponto levantado durante a palestra foi o caderno de Cultura de Paz, que traz orientações para professores e alunos sobre como deve ser tratado o tema violência nas instituições.

Detran-DF

O Detran-DF vem agindo por meio de patrulhamento nas proximidades das escolas e, principalmente, na entrada e saída dos estudantes. Entre os objetivos das ações, estão: melhorar a fluidez e segurança viária em frente às escolas; facilitar a chegada e a saída dos alunos; orientar condutores sobre a forma correta de embarcar e desembarcar os alunos, fiscalizar o transporte escolar e aproximar o Detran da comunidade escolar.

Corpo de Bombeiros

A função do CBMDF está sendo feita por meio de equipe de motociclistas de resgate situados na entrada e saída de algumas escolas, em especial nas escolas classes. A escolha das unidades é feita com base nos relatórios enviados pela Polícia Militar com foco no mapeamento de áreas mais necessitadas.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

“Temos um trabalho de apoio ostensivo à PMDF e, além disso, disponibilizamos também o Plano de Reconhecimento Preventivo, onde a unidade sai em viatura em um determinado horário e vai para as escolas para verificar como estão as instalações das escolas. Vamos verificar se tem árvores, fiações em locais errados, locais onde viaturas não podem entrar e tudo isso para verificar possíveis erros que em situações de emergência podem dificultar o trabalho dos bombeiros”, explica o coronel do CBMDF, Deusdete Vieira.

A palestra desta segunda foi realizada em dois turnos: pela manhã foi voltada, em especial, para diretores de unidades escolares de educação infantil; ensino fundamental – anos iniciais; e instituições educacionais parceiras; na parte da tarde, quem receberam as dicas foram os diretores de unidades escolares de ensino fundamental – anos finais; ensino médio; Educação de Jovens e Adultos (EJA); educação profissional e ensino especial.

*Com informações da Secretaria de Educação (SEEDF)