17/04/2023 às 15:26, atualizado em 17/04/2023 às 15:35

Segurança no período de chuvas: veja cuidados para prevenir acidentes

Evitar a entrada em piscinas e lugares alagados, se abrigar em local seco e não dirigir em alta velocidade são algumas das medidas listadas por órgãos de segurança pública do GDF

Por Catarina Loiola, da Agência Brasília | Edição: Vinicius Nader

As fortes chuvas que têm caído no Distrito Federal podem provocar sérios incidentes, como inundações, destelhamentos, panes elétricas, entre outros. A pedido da Agência Brasília, o Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF), a Defesa Civil e o Departamento de Trânsito (Detran) listaram as principais medidas que devem ser tomadas para garantir a segurança da população, dentro e fora de casa.

Entre os cuidados, destaque para a manutenção da casa. Segundo o tenente-coronel Ricardo Costa Ulhoa, gerente de Estudos, Pesquisas e Gerenciamento em Desastres da Defesa Civil, os moradores devem estar atentos à limpeza das calhas, à fixação dos telhados e aos sinais de infiltrações para resolver as demandas o quanto antes.

“A longo prazo, a falta de manutenção pode gerar problemas estruturais e até acidentes. É interessante verificar as calhas com frequência, fazendo a limpeza, para evitar que a água se acumule dentro da casa, por exemplo”, explica Ulhoa. O ideal é que as limpezas sejam feitas por profissional habilitado, com o ambiente seco e uso de equipamentos de proteção individual.

População deve redobrar a atenção em dias de chuva forte | Foto: Arquivo/ Agência Brasília

Também é necessário ter atenção aos comportamentos dos moradores, conforme alerta o tenente do CBMDF Marcelo de Abreu. “Se começou uma chuva forte, não vá tomar banho, porque há o risco de ter uma descarga atmosférica no chuveiro elétrico”, orienta. A mesma precaução vale para outros equipamentos ligados à rede elétrica, como celulares conectados ao carregador. É preciso ainda manter-se calçado para evitar o contato com o solo, que pode receber uma descarga atmosférica e causar um acidente.

Antes de ir para a rua, mais uma série de precauções devem ser tomadas: “Sempre que for sair de casa, uma boa coisa a se fazer é verificar a previsão do tempo para se preparar em relação à chuva e fazer trajetos que não passem por regiões em que os alagamentos ocorrem com frequência”, acrescenta Abreu.

No trânsito, atenção redobrada: baixa visibilidade, pista molhada e acúmulo de água em determinados pontos da via exigem cuidados especiais dos condutores. Pneus, freios, faróis, entre outros itens dos veículos devem estar em pleno funcionamento.

[Olho texto=”Em situações de emergência, o primeiro órgão a ser acionado é o Corpo de Bombeiros Militar, pelo número 193. O socorro deve ser chamado assim que a pessoa perceber sinais de risco à segurança” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

Ao ser pego por uma chuva torrencial, mantenha a calma e dirija com cautela. O ideal é procurar um local seguro para estacionar, longe de árvores e alambrados metálicos, para aguardar que a tempestade cesse. “O motorista não pode se arriscar e nem achar que o veículo tem condições de passar pelo alagamento”, pontua o porta-voz do Detran, Gláubio Peixoto.

Ao estacionar, prefira locais distantes de árvores isoladas, que, porventura, possam cair e causar danos aos veículos. Há, ainda, o risco de descarga elétrica. “Nunca se abrigue próximo a uma árvore. Também observe alambrados e grades, para ficar o mais longe possível deles e evitar acidentes caso haja uma descarga elétrica”, pontua o tenente.

Para os motociclistas, a orientação é, ao perceber o risco de alagamento e enxurrada, sair da moto imediatamente e procurar abrigo coberto. “O ideal é que, assim que comece a chuva, a pessoa procure um lugar para ficar, como uma parada de ônibus, e aguarde, sem correr o risco de ser arrastado pela água”, explica Abreu.

Peça ajuda!

Arte: Agência Brasília

Em situações de emergência, o primeiro órgão a ser acionado é o Corpo de Bombeiros Militar. O socorro deve ser chamado assim que a pessoa perceber sinais de risco à segurança, pelo 193. “A população pode acionar o socorro sempre que estiver em uma situação de risco”, garante o tenente do CBMDF.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A Defesa Civil entra em ação quando há ameaça iminente de desabamento de estruturas, pelo 199. O órgão envia alertas sobre fortes chuvas por SMS para a população. Para receber, basta enviar o CEP da residência para o número 40199.

No caso de árvores que representem risco em áreas públicas, a poda dos galhos ou até a remoção podem ser solicitadas ao Departamento de Parques e Jardins, da Novacap, pelo 3403-2626, ou às administrações regionais.