18/04/2023 às 15:17, atualizado em 18/04/2023 às 16:08

90 dias de trabalho intenso em três regiões para reduzir impacto das chuvas

Desde janeiro, Sol Nascente/Pôr do Sol, Ceilândia e Taguatinga vêm recebendo mutirão de serviços para corrigir danos e recuperar espaços

Por Rafael Secunho, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

Após 90 dias de um mutirão de serviços nas cidades do Sol Nascente/Pôr do Sol, Ceilândia e Taguatinga, a Secretaria de Governo (Segov) apresentou, nesta semana, os resultados do trabalho de recuperação dos espaços públicos e vias das regiões administrativas. 

Obras na rede de águas pluviais do Sol Nascente/Pôr do Sol | Fotos: GDF Presente

Iniciada em janeiro – como resposta às chuvas -, a operação foi concluída no último dia 10, incluindo a manutenção de equipamentos de uso comum, sinalização e iluminação de vias e serviços constantes de poda e roçagem.

[Numeralha titulo_grande=”1,2 milhão” texto=”Soma de habitantes das três cidades” esquerda_direita_centro=”direita”]

“Foram ações efetivas, muito importantes, e nós sabemos que não podemos parar”, avalia o secretário de Governo, José Humberto Pires de Araújo. “São cidades onde há uma população enorme e nas quais houve um pedido do governador Ibaneis para intensificar os cuidados neste começo de 2023”.

Recuperação da Praça dos Eucaliptos, em Ceilândia

Somadas, as três regiões administrativas (RAs) reúnem cerca de 1,2 milhão de habitantes. O secretário detalha: “No Sol Nascente, houve um esforço grande para recuperar as estradas de terra. Em Ceilândia, fizemos a renovação de espaços, como a Praça do Eucalipto; e em Taguatinga, o recapeamento asfáltico em diversos pontos”. 

Em Taguatinga, um dos serviços foi a construção de calçadas

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A sinalização viária também foi reforçada para garantir mais segurança a pedestres e motoristas. Foram mais de 300 placas instaladas ou trocadas nas RAs – só em Taguatinga, 202. Os servidores envolvidos na força-tarefa contaram com o apoio de 108 equipamentos, entre caminhões, escavadeiras, patrolas, rolos compactadores e outros.

Sob coordenação do GDF Presente, o mutirão teve a participação das administrações das cidades, além de Novacap, Detran, SLU, Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Secretaria de Obras, Caesb, Secretaria de Administração Penitenciária (Seape) – responsável pelo reforço na mão de obra com reeducandos – e DF Legal.

Arte: Agência Brasília

90 dias de trabalho intenso em três regiões para reduzir impacto das chuvas