18/04/2023 às 15:53

Conselhos tutelares e DPDF levam atendimento gratuito ao Recanto das Emas

Ação será realizada na quinta-feira (20), das 9h às 16h, na sede da administração da cidade

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Arte: Divulgação/DPDF

A população do Recanto das Emas terá acesso, nesta quinta-feira (20), a diversos atendimentos gratuitos, por meio de uma ação conjunta entre os conselhos tutelares e a Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF). O trabalho vai das 9h às 16h, na sede da administração da cidade, priorizando quem necessitar de assistência jurídica e psicossocial.

Os atendimentos jurídicos são relacionados, principalmente, à área de direito de família, o que inclui ações de divórcio, pensão alimentícia, investigação de paternidade, guarda, ofício e orientação para vagas em creches no DF, exames de DNA e orientações gerais.

Para participar, basta comparecer ao local no horário indicado e levar os documentos. A iniciativa é uma oportunidade para que a população local tenha acesso a serviços de qualidade, garantindo o exercício pleno da cidadania.

Unidade móvel

A DPDF tem levado assistência jurídica e psicossocial gratuita a cada vez mais lugares, por meio de sua unidade de atendimento itinerante – que percorre diversas regiões do DF para atender comunidades hipossuficientes. 

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Inaugurada em 2021, a unidade móvel da DPDF é uma ferramenta de acesso à Justiça que descentraliza o atendimento dos núcleos de assistência jurídica. O projeto reforça o compromisso da DPDF de levar assistência jurídica de qualidade para todos, independentemente da localização ou situação financeira. 

Desde maio de 2022, a unidade móvel atendeu mais de 3 mil cidadãos em diversas regiões administrativas, como Fercal, Samambaia, Vicente Pires, São Sebastião, Jardim Botânico, Taguatinga, Ceilândia, Estrutural, Recanto das Emas, Planaltina, Samambaia, Estrutural, Gama, Guará, Recanto das Emas, Sol Nascente, Brazlândia e Sobradinho. Também foram feitos mutirões da DPDF no Centro Pop de Taguatinga, no Pop Rua, na Rodoviária do Plano Piloto, na Penitenciária Feminina do Distrito Federal e no Complexo Penitenciário da Papuda.

*Com informações da Defensoria Pública do DF