18/04/2023 às 17:31

Festival Paralímpico será realizado no COP do Gama em maio

Podem participar crianças e jovens com e sem deficiência de 8 a 17 anos; inscrições são gratuitas

Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Lobo

Maio está chegando e com ele o Festival Paralímpico, que vai ocorrer no Centro Olímpico e Paralímpico (COP) do Gama, no dia 20 de maio, das 8h às 12h. O evento é promovido pela Associação do Centro de Treinamento de Educação Física Especial (Cetefe), em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro. A iniciativa conta com o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL).

As modalidades disponíveis para a inscrição são atletismo, bocha, tênis em cadeira de rodas e tiro com arco. Podem participar crianças e jovens com e sem deficiência de 8 a 17 anos. O evento é aberto ao público. As inscrições gratuitas podem ser realizadas neste link até o dia 19 de maio.

[Olho texto=”“Estamos empenhados em contribuir para a formação de grandes atletas desde a sua iniciação até os de alto rendimento”” assinatura=”Renato Junqueira, secretário de Esporte e Lazer interino” esquerda_direita_centro=”direita”]

Segundo a responsável pelo paradesporto da SEL, Marcela Parsons, a finalidade do Festival é proporcionar a crianças e adolescentes com e sem deficiência a experiência de vivenciar as modalidades paralímpicas e difundir o movimento do paradesporto. “O Festival Paralímpico é muito importante para as pessoas com deficiência, pois é a oportunidade de vivenciar o esporte paralímpico de maneira lúdica e uma forma de inclusão e socialização”, afirma a gestora.

Para o secretário de Esporte e Lazer interino do DF, Renato Junqueira, sediar uma das etapas do evento demonstra que o governo está empenhado em fortalecer o paradesporto na capital, bem como criar novas oportunidades para as crianças e jovens com e sem deficiência. “Essa troca de experiências é muito importante no processo inclusivo. Estamos empenhados em contribuir para a formação de grandes atletas desde a sua iniciação até os de alto rendimento”, ressalta.

O Festival Paralímpico é gratuito e voltado para crianças e jovens com e sem deficiência de 8 a 17 anos | Foto: Alessandra Cabral/CPB

Sobre o Festival

O projeto faz parte do Plano Estratégico do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), com o objetivo de aproveitar espaços esportivos em estados de todas as regiões do país para oferecer modalidades paralímpicas, desde a iniciação até o alto rendimento.

A primeira edição do Festival, em 2018, foi realizada em 48 cidades com a participação de mais de sete mil crianças. Em 2019, o evento teve 70 sedes e atendeu mais de 10 mil participantes. Em 2021, o Festival Paralímpico reuniu oito mil crianças e jovens em 70 sedes espalhadas pelo país. Já em 2022, o evento teve a sua maior edição até aqui, com cerca de 15 mil crianças e adolescentes em 98 cidades.

*Com informações da Secretaria de Esporte e Lazer