18/04/2023 às 19:19

Flávio Murilo assume a Secretaria de Transporte e Mobilidade

Atenção às PPPs, mais ônibus e novidades no sistema de bilhetagem estão entre as prioridades da pasta

Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader

A secretaria de Transporte e Mobilidade do GDF está de secretário novo. Flávio Murilo Prates assumiu a pasta na sexta-feira (14) com a missão de dar continuidade aos projetos considerados prioritários pelo governador Ibaneis Rocha para o setor. Segundo o novo gestor da Semob, a orientação é dar atenção especial às propostas de Parceria Público Privada (PPP) que estão em análise no Tribunal de Contas do DF. Isso sem deixar de lado as melhorias do transporte público, seja para quem está dentro dos ônibus, seja para quem espera nas paradas.

Prates afirma que a primeira demanda dada por Ibaneis a ele foi seguir no mesmo ritmo do antecessor, Valter Casimiro. “Recebemos a orientação de implementar todos os projetos que estão sendo desenvolvidos na secretaria. Obviamente, novas demandas vão surgir e nós vamos dar continuidade no sentido de entregar o melhor transporte público e mobilidade para a população do Distrito Federal”, completa o secretário.

Prates começou a gestão visitando os conselheiros e o presidente do Tribunal, Márcio Michel, justamente para tratar da tramitação das PPPs. “Recebemos a garantia de que a Corte vai tratar os projetos com muito carinho e com agilidade. Todos esses projetos são importantes e, independentemente das prioridades, nós vamos dar toda a agilidade para responder aos questionamentos do Tribunal e para publicar os editais à medida em que as propostas forem liberadas no TCDF”, afirma.

Flávio Murilo deve dar continuidade ao que o GDF vem fazendo no setor de transporte | Foto: Semob/Divulgação

Outra prioridade da Semob será o transporte coletivo. Segundo Prates, a renovação da frota continua em andamento — os carros de três das cinco concessionárias foram trocados — e vai além, pois a ideia é aumentar a frota e não apenas repor os ônibus com defeito ou velhos. Os usuários também terão mais conforto enquanto esperam o ônibus, com reformas estruturais nos terminais e abrigos. Esse trabalho já começou e não será interrompido.

[Olho texto=” “Novas demandas vão surgir e nós vamos dar continuidade no sentido de entregar o melhor transporte público e mobilidade para a população do Distrito Federal”” assinatura=”Flávio Murilo Prates, secretário de transporte e mobilidade” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“Em relação à bilhetagem, está sendo implantado um novo sistema nos veículos. O BRB desenvolveu o projeto no metrô, tivemos um período de adequação, o que é comum na implantação de novas tecnologias, e hoje estamos com a facilidade de implantar esses equipamentos nos ônibus. Alguns veículos já estão com o sistema, dentro de um projeto-piloto, e em breve toda a frota estará com essa nova sistemática. É um modelo que traz maior segurança ao Sistema de Bilhetagem Automática, mais agilidade e permite novas formas de pagamento, principalmente com os cartões bancários de débito ou crédito”, comenta.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Prates destacou que está aberto à contribuição vinda da Câmara Legislativa. “Os deputados distritais estão bem próximos da população e trazem, com toda propriedade, as demandas de quem está usando o sistema de transporte público coletivo. Todos os pleitos que chegarem aqui terão a nossa atenção e teremos um relacionamento muito próximo com o Legislativo.”

*Com informações da secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob)