18/04/2023 às 14:24

GDF oferece curso de capacitação para servidores com deficiência visual

Inscrições seguem até quinta-feira (20); treinamento orienta quanto ao uso de sistemas digitais do governo por meio de plataforma de leitura de tela para PcD visual

Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Lobo

Servidores públicos do Governo do Distrito Federal (GDF) com deficiência visual que já realizaram anteriormente o curso para leitor de tela NVDA (do inglês NonVisual Desktop Access) e/ou que possuem conhecimento da ferramenta têm até o dia 20 para se inscrever no curso que dá continuidade à capacitação. O treinamento é realizado pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Administração (Seplad), com apoio da Escola de Governo (Egov).

O curso tem um público-alvo restrito, sendo voltado exclusivamente para servidor público PcD visual, tanto da administração pública direta quanto da indireta do GDF. A iniciativa proporciona a inclusão digital, por facilitar o acesso desse público às plataformas digitais do governo. As aulas, presenciais, serão ministradas entre os dias 24 e 28, das 8h às 12h, na Egov, localizada na SGO Qd.1 Lote 1 Bloco A/B.

As aulas serão realizadas entre os dias 24 e 28 deste mês, das 8h às 12h, na Egov | Foto: Divulgação/Seplad

O leitor de tela NVDA é uma ferramenta que faz a audiodescrição dos itens na tela do computador, conforme explica a chefe da Unidade Central de Gestão do Processo Eletrônico e Inovação (Ugpel), Lucirene de Almeida: “A capacitação funciona como um auxílio aos servidores PcD visuais para realizarem suas tarefas de forma mais efetiva e autônoma. É possível aprender ou desenvolver melhor suas habilidades conhecendo ferramentas, como o Participa DF, além do Windows e SEI-GDF [Sistema Eletrônico de Informações do GDF]”.

A gestora explica, ainda, que haverá transporte fornecido pelo GDF para realizar o deslocamento dos servidores do Palácio do Buriti até a Egov. Durante toda a semana em que serão realizadas as aulas, o transporte partirá da banca de jornal do Anexo do Buriti, às 7h50, e retornará da Egov às 12h.

Conteúdo

Entre os temas abordados no curso, estão abertura e navegação no SEI-GDF, ambientação das telas principais (barra de ferramentas do SEI), como incluir e editar documentos interno e externos, consultar/alterar documentos e processos, enviar correspondência eletrônica do processo SEI, demais funções relacionadas a processos e documentos etc.

O NVDA é um software de inclusão digital que permite que pessoas com deficiência visual interajam com o sistema operacional Microsoft Windows e outros aplicativos da Microsoft, como WordPad, Notepad, Internet Explorer, Google Chrome, entre outros.

Para efetuar a inscrição, os interessados devem encaminhar um e-mail para inscricao.egov@economia.df.gov.br, informando nome, matrícula, órgão, unidade de lotação e telefone de contato.

Fonte: Seplad

*Com informações da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Administração