18/04/2023 às 18:36, atualizado em 18/04/2023 às 19:48

Hemocentro convoca doadores após queda na coleta de sangue durante abril

Redução observada neste mês, em comparação com os índices de março, é de 21%

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) registrou uma queda de 21% nas doações de sangue durante este mês em comparação com março. Até o momento, o Hemocentro tem registrado uma média de 130 coletas por dia em abril. No último mês, a média era de 165 doações diárias. Para a manutenção do estoque em níveis adequados, o ideal é que sejam feitas cerca de 180 coletas por dia.

Hemocentro abastece toda a rede pública de saúde do DF, razão pela qual a unidade precisa de doadores | Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Atualmente, o tipo sanguíneo B negativo está em nível crítico. Os grupos O positivo, O negativo, AB negativo e A positivo também se encontram em nível baixo. O tipo A negativo está regular, enquanto os grupos B positivo e AB positivo registram estoque adequado. 

[Numeralha titulo_grande=”4,6 mil ” texto=”Número aproximado de coletas mensais registradas em 2022 no Hemocentro” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“Temos percebido uma diminuição no fluxo de doadores de sangue nos dias antecedentes a feriados, porém precisamos manter o estoque seguro, tanto para atender emergências, que normalmente ocorrem nessas datas, quanto para pacientes que já necessitam de doações regulares de sangue”, alerta a gerente de Captação, Registro e Orientação de Doadores do Hemocentro, Kelly Barbi.

O Hemocentro é responsável por abastecer toda a rede de saúde pública do DF, além de instituições conveniadas, como o Hospital da Criança, o Instituto de Cardiologia do DF e o Hospital das Forças Armadas. Em 2022, o Hemocentro efetuou uma média de 4.600 coletas de sangue por mês. 

Coleta externa

Para ampliar o acesso da população à doação de sangue, a unidade móvel de coleta do Hemocentro atenderá voluntários nesta quarta-feira (19), na Administração Regional de Taguatinga (DF), das 9h às 16h, e, no dia 25, na Administração Regional de Planaltina (DF), no mesmo horário.

Todas as vagas disponibilizadas no site Agenda DF  já foram preenchidas, mas será possível o encaixe de doadores não agendados, a depender da disponibilidade.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Doe sangue

O agendamento da doação de sangue segue obrigatório e deve ser feito pelo site Agenda DF. O Hemocentro de Brasília está localizado no Setor Médico Hospitalar Norte (início da W3 Norte), próximo ao Hran e à Fepecs, e atende de segunda a sábado, das 7h15 às 18h.

Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 kg e estar saudável. A quem passou por cirurgia, exame endoscópico ou adoeceu recentemente, a recomendação é consultar o site do Hemocentro para saber se está apto a doar sangue.

Quem teve gripe deve aguardar 15 dias após o desaparecimento dos sintomas para poder doar sangue. Quem teve covid-19 deve aguardar dez dias após o fim dos sintomas, desde que sem sequelas. Se assintomático, o prazo é contado da data de coleta do exame. Já quem teve contato com pessoa diagnosticada ou com suspeita de covid-19 nos últimos sete dias fica impedido de doar sangue por sete dias após o último contato com a pessoa.

*Com informações da Fundação Hemocentro de Brasília