18/04/2023 às 16:47, atualizado em 18/04/2023 às 18:22

Sírio-Libanês e HCB renovam convênio para radioterapias gratuitas

A parceria solidária entre as duas instituições de saúde já beneficiou mais de 160 crianças em tratamento contra o câncer 

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Os hospitais Sírio-Libanês e da Criança de Brasília José Alencar (HCB) renovam, nesta quarta-feira (19), o convênio para a realização de sessões de radioterapia gratuitas. Desde 2014, as duas instituições já atuam com contrato firmado para esse serviço solidário, e agora ampliam o atendimento, incluindo prestação de serviços de anestesiologia para radioterapia do Hospital da Criança (HCB) no Centro de Oncologia Sírio-Libanês, na Asa Sul. 

Hospital da Criança de Brasília terá atendimento ampliado na área de radioterapia | Foto: Renato Alves/Agência Brasília

“O compromisso social é um dos valores fundamentais da nossa instituição”, afirma o diretor-geral do Sírio-Libanês, Rafael Garcia. “A nossa presença em Brasília tem sido marcada pela busca da excelência nos serviços de saúde e também pelo compromisso de oferecer vida plena e digna aos moradores da região. Atender os pacientes do HCB desde a inauguração do nosso serviço de radioterapia em  Brasília é um privilégio para nós.”

Atendimento

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A superintendente-executiva do HCB, Valdenize Tiziani, ressalta a importância da ação: “Nós não temos equipamento de radioterapia, não comportaria para nossa dimensão de hospital. Essa parceria nos permite dar esse atendimento tão importante para as crianças com câncer que necessitam de radioterapia”.

Antes da parceria entre as duas unidades hospitalares, as crianças precisavam viajar para ter acesso a esse exame. “Tínhamos que mandá-las para São Paulo, o que é extremamente desconfortável e inconveniente para o tratamento”, lembra a gestora. 

Em média, entre duas e cinco crianças são encaminhadas mensalmente pelo setor de oncopediatria do HCB ao Centro de Oncologia Sírio-Libanês, que lhes oferece  tratamento radioterápico gratuito, de acordo com o número de sessões  prescritas pelos especialistas que acompanham os pacientes. 

*Com informações do Hospital Sírio-Libanês