18/04/2023 às 16:30, atualizado em 02/07/2023 às 14:46

Restaurantes comunitários promovem ação de combate ao desperdício

Ação visa conscientizar frequentadores sobre a importância de aproveitar integralmente os alimentos

Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Lobo

[Olho texto=”“À medida que ações de transferência de renda, promoção da independência financeira e autossustentabilidade de famílias e indivíduos são implementadas no DF, as ações educativas devem ser intensificadas para que os cidadãos tenham condições e autonomia para produzir, selecionar e consumir os alimentos de forma adequada”” assinatura=”Ana Paula Marra, secretária de Desenvolvimento Social” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Conscientizar as famílias sobre a necessidade de evitar desperdício de alimentos no restaurante e em casa. Esse foi o objetivo de uma ação realizada nesta terça-feira (18) nos 14 restaurantes comunitários do Distrito Federal. As unidades socioassistenciais são gerenciadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).

Durante esta semana, todas as unidades vão veicular um vídeo explicativo e expor cartazes falando da importância de não desperdiçar, com dicas de receitas simples para o aproveitamento integral dos alimentos.

Frequentadores saborearam suco de couve feito com a polpa do abacaxi e um bolo produzido com a casca da fruta | Foto: Divulgação/Sedes

Além de ter acesso aos materiais impressos, os usuários também degustaram um suco de couve feito com a polpa do abacaxi e um bolo produzido com a casca da fruta.

“Quisemos mostrar como fazer o aproveitamento integral do abacaxi. É possível cozinhar diversas receitas com cascas de alimentos, sementes, tudo pode ser utilizado. O aproveitamento integral dos alimentos é uma forma eficaz de evitar o desperdício e e ter uma refeição nutritiva”, ressalta a nutricionista da Sedes Rosielle Alves, que atua no Restaurante Comunitário de Sobradinho II.

O cardápio desta terça-feira também é um dos preferidos dos frequentadores dos restaurantes comunitários: frango à moda caipira (coxa e sobrecoxa cozida, tomate, cebola e quiabo), polenta, tabule, arroz, feijão e suco, e, de sobremesa, flan de chocolate.

Educação alimentar e nutricional

Cabe ao Estado promover, prover e proteger a saúde dos indivíduos, fazendo-se necessária a integração das práticas de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) com os programas de acesso ao alimento no Distrito Federal.

“À medida que ações de transferência de renda, promoção da independência financeira e autossustentabilidade de famílias e indivíduos são implementadas no DF, as ações educativas devem ser intensificadas para que os cidadãos tenham condições e autonomia para produzir, selecionar e consumir os alimentos de forma adequada”, ressalta a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra.

Todos os meses, os 14 restaurantes comunitários da Sedes oferecem ações com temáticas diversas aos usuários. Neste ano, um dos focos do planejamento de EAN é o combate ao desperdício.

“Percebemos que havia um desperdício dos alimentos nos próprios restaurantes. Por isso, a necessidade de explicar também a importância de colocar no prato somente o que for comer na refeição, de não jogar fora os alimentos. Nos últimos anos, aumentou o número de famílias em situação de insegurança alimentar e nutricional, o que foi agravado pela pandemia. É fundamental incentivar esse planejamento da alimentação para evitar o desperdício também em casa”, pontua a nutricionista Rosielle Alves.

A intenção é que o combate ao desperdício seja um tema constante nas ações de EAN. “A ideia é incluir o assunto sempre que possível nos temas de EAN. Em fevereiro, já falamos da importância de fazer o planejamento mensal das compras para evitar desperdício de alimentos”, destaca a secretária Ana Paula Marra.

*Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Social