19/04/2023 às 21:14

Asfalto para pista do autódromo começa a ser testado

Esta é mais uma etapa da reforma do espaço. Todo o traçado já foi fresado e a base agora está sendo recuperada para ser pavimentada; duas arquibancadas já foram demolidas para aumento da área de escape

Por Catarina Loiola, da Agência Brasília | Edição: Claudio Fernandes

O governador Ibaneis Rocha conferiu o andamento de mais uma etapa das obras do autódromo nesta quarta-feira (19). Depois de ter passado por todo o ensaio no laboratório do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), seguindo normas da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), o asfalto começou a ser testado na pista da reta dos boxes. A obra é executada por meio de convênio entre a Terracap e o BRB.

[Olho texto=”“Trouxemos todo o corpo técnico, o melhor que tem, equipamentos de primeira, para fazer um serviço de excelência e deixar o autódromo no nível da capital do país, que é o que Brasília merece”” assinatura=”Izidio Santos Junior, presidente da Terracap” esquerda_direita_centro=”direita”]

As duas arquibancadas da chamada Curva da Vitória – a última do traçado – já foram demolidas. A medida foi necessária para poder aumentar a área de escape e reduzir riscos de acidentes. Essa curva é considerada uma das mais rápidas do Brasil.

“A segurança e qualidade desse serviço estão acima de tudo”, frisou Fauzi Nacfur Junior, presidente do DER-DF. “Trouxemos todo o corpo técnico, o melhor que tem, equipamentos de primeira, para fazer um serviço de excelência e deixar o autódromo no nível da capital do país, que é o que Brasília merece”, completou.

“Vamos entregar um autódromo para a população nas melhores condições: vistoriado e acompanhado pelos profissionais mais gabaritados do país”, enfatizou o presidente da Terracap, Izidio Santos Junior.

O asfalto começou a ser testado na reta dos boxes: obra é executada por meio de convênio entre a Terracap e o BRB | Foto: Renato Alves/Agência Brasília

De acordo com o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, todo o material necessário para as barreiras de pneus e defensas metálicas já foi comprado. Elas começam a ser instaladas a partir do asfaltamento da pista. O novo autódromo não terá mais paddock e boxes – que também já foram demolidos. Agora serão módulos montados pelos organizadores das provas.

Espaço moderno

O governador reafirmou o compromisso de devolver à população o espaço que foi consagrado em outros tempos. “Sabemos que o autódromo já foi um grande centro de desenvolvimento do esporte automobilístico no Brasil e o que queremos é exatamente entregar de volta para a cidade, para o Brasil e para o mundo esse tempo”, disse o governador, durante a visita.

O chefe do Executivo ressaltou que a reforma do autódromo fomentará o turismo na capital, com a realização de competições e a vinda de comitivas esportivas. “Nós temos ao lado os grandes hotéis da cidade, estamos no centro, muito perto do aeroporto e de áreas residenciais, perto de grandes shoppings, temos tudo para transformar esse em um dos melhores autódromos do país, quiçá do mundo”, avaliou Ibaneis Rocha.

O presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, confirmou e acrescentou que o brasiliense terá o autódromo de volta e com pegada bem moderna, como nos grandes centros. “O nosso objetivo inicial é recuperar a pista, devolver em condições de receber competições”, explicou. “O que queremos é que Brasília volte a receber eventos rapidamente, e que volte a ter vida aqui no autódromo, definido como uma arena multiuso, para ser aberto diariamente, para as pessoas poderem fazer caminhadas, andar de bicicleta em determinados horários, teremos shows e inclusive corridas de carro e moto”, acrescentou.

Presente na visita do governador, o jornalista especializado em automobilismo Reginaldo Leme celebrou a reforma do espaço. “O automobilismo brasileiro está em um ponto muito importante, no momento certo de termos de volta o autódromo que tem um dos traçados mais bonitos e mais elogiado pelos pilotos, mas que ficou por dez anos parado”, comentou ele, que esteve presente na inauguração da pista, em 1974.

Asfalto para pista do autódromo começa a ser testado