19/04/2023 às 20:55, atualizado em 19/04/2023 às 21:05

Melhorias viárias garantem mais segurança no Itapoã Parque

Após a instalação de barreiras entre as pistas, o alargamento de faixa e a construção de acesso ao setor habitacional, nenhum acidente mais foi registrado no local

Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader

Após quase 30 dias da conclusão dos serviços de melhoria viária realizada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER) no trecho da Estrada Parque Contorno (DF-001), que vai do conjunto Habitacional Itapoã Parque até o balão na Rota do Cavalo, tanto os moradores do residencial quanto os cerca de 10 mil motoristas que transitam pelas redondezas podem atestar o quanto a região ficou mais segura. Desde a última semana de março deste ano, nenhum acidente entre veículos foi registrado no local onde as batidas eram constantes.

Para mudar essa situação, o DER instalou, aproximadamente, 600 metros de barreiras de concreto do tipo New Jersey na área próxima ao conjunto habitacional até o balão na Rota do Cavalo. No serviço, foram utilizadas 119 peças de 4 metros.

[Olho texto=”Nesta etapa, foram realizados os trabalhos de terraplenagem, imprimação, pavimentação e sinalização horizontal e vertical, além da implantação de uma ondulação e de 140 metros de meio-fio” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O muro foi implantado entre as duas faixas de rolamento para reduzir os acidentes que ocorriam na região devido à imprudência dos motoristas que, para entrar e sair do residencial, cruzavam a rodovia e ignoravam a sinalização que indica a proibição da conversão, por tratar-se de pista simples de mão dupla.

Com a implantação das barreiras, as faixas de rolamento foram estreitadas e, para compensar o espaço ocupado, foi executada uma complementação de aproximadamente um metro na faixa no sentido Paranoá. Com a adequação, as pessoas que saem do Itapoã Parque com destino ao Paranoá dirigem até a Rota do Cavalo, fazem a conversão e voltam.

Desde a última semana de março, nenhum acidente entre carros foi registrado na DF-001 | Fotos: DER/ Divulgação

As adequações, realizadas por meio de administração direta, com maquinário e recursos do órgão, envolveram também a abertura de um acesso de 60 metros para quem trafega no sentido Colorado e que pretende entrar no residencial. Nesta etapa, foram realizados os trabalhos de terraplenagem, imprimação, pavimentação e sinalização horizontal e vertical, além da implantação de uma ondulação e de 140 metros de meio-fio. Foram investidos cerca de R$ 600 mil na obra.

O comerciante Adalberto de Souza, 44 anos, destacou a realização dos serviços que, para ele, passaram a evitar colisões. “Eu moro aqui há seis meses e, antes dessa obra, eu presenciei quatro batidas, mas com a construção desse acesso está mais seguro”, contou.

Adalberto de Souza presenciou quatro acidentes antes de a obra ser entregue

A dona de casa Juliana Cortes, 31 anos, também ressaltou a importância da obra: “Eu passo por aqui com muito mais tranquilidade sem temer acidentes. Quem mora nessa região entende o quanto esse acesso já faz total diferença para a população que mora próximo ao Itapoã Parque”.

O superintendente de trânsito do DER, Elcy Ozório, pontuou que, independentemente do número de obras e melhorias executadas pelo departamento, sem a conscientização de toda a população sobre a necessidade de se respeitar as leis, qualquer atitude do poder público não será o bastante.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

“Com a finalização destas melhorias na área do Itapoã Parque, conseguimos alcançar o nosso objetivo que é sempre reduzir ao máximo o risco de acidentes e, cada vez mais, proporcionar mais segurança e conforto a todos que circulam por este trecho, porém qualquer obra realizada só tem o efeito desejado e as estatísticas só se manterão nulas se as leis forem respeitadas”, complementou.

*Com informações do Departamento de Estradas de Rodagem do DF