19/04/2023 às 18:10

Servidores da Defensoria Pública são capacitados para ação Dia da Mulher

Evento será realizado no dia 2 de maio, no Setor Comercial Norte, com serviços oferecidos exclusivamente para o público feminino

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

Servidores dos núcleos de atendimento da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) foram capacitados, nesta quarta-feira (19), na Escola de Assistência Jurídica da DPDF (Easjur), para os atendimentos na ação Dia da Mulher, que terá início em maio e será realizada em todas as primeiras segundas-feiras de cada mês, com a prestação de serviços exclusivos para o público feminino.

Caso seja feriado, os atendimentos serão disponibilizados no primeiro dia útil subsequente. Por isso, a primeira ação acontece no dia 2 de maio, das 8h às 17h, devido ao feriado do Dia do Trabalhador, comemorado no dia anterior.

A primeira ação Dia da Mulher acontecerá no dia 2 de maio para atendimento exclusivo do público feminino | Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

Os serviços serão ofertados no maior núcleo da DPDF, localizado no Setor Comercial Norte (SCN), Edifício Rossi Esplanada Business, Quadra 1, Conjunto G, na Asa Norte, próximo ao Hospital Regional da Asa Norte (Hran). A triagem e a distribuição de vouchers para atendimentos serão realizadas das 10h às 12h. Para participar é necessário levar RG, CPF, cartão do Serviço Único de Saúde (SUS) e comprovante de residência.

[Olho texto=”A triagem e a distribuição de vouchers para atendimentos na ação Dia da Mulher, no dia 2 de maio, serão realizadas das 10h às 12h. Para participar é necessário levar RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O Dia da Mulher inicia em maio, mês em que é festejado o Dia das Mães. A ação abre o Maio Verde, mês da Defensoria Pública, instituição que, no Distrito Federal, festeja 10 anos de prestação de assistência jurídica integral, gratuita e de qualidade às pessoas em situação de vulnerabilidade e garante direitos às pessoas hipossuficientes.

O Dia da Mulher é uma parceria firmada entre a Federação do Comércio do Distrito Federal (Fecomércio), Secretaria da Mulher do DF, Serviço Social do Comércio (Sesc), Mesa Brasil Sesc, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab) para disponibilizar uma série de serviços para o público feminino com foco em mães de crianças sem registro de paternidade, principalmente na desjudicialização da investigação.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

?Durante a capacitação realizada por representantes da DPDF, Sesc, Senac e Cras foi sugerida a criação de outras ações para atendimentos em dias específicos a outros grupos, como negros e pessoas com deficiência. “O objetivo é ofertar diversos atendimentos como na ação do Dia da Mulher para grupos sociais historicamente excluídos do processo de garantia dos direitos básicos”, explicou o defensor público e diretor da Easjur, Evenin Ávila.

?O Dia da Mulher também será apresentado para os colaboradores das 345 instituições parceiras do Mesa Brasil Sesc, programa formado por mais de 3 mil parceiros que desenvolve ações educativas em nutrição e serviço social para promover a reeducação alimentar. O encontro será realizado terça-feira (25), no Teatro Newton Rossi, localizado no Sesc de Ceilândia.

O defensor público-geral, Celestino Chupel, destaca a importância da capacitação de todos os servidores dos núcleos de atendimento da Defensora Pública do DF para a prestação de serviços no Dia da Mulher. “O plano de ação para o desenvolvimento do projeto está sendo detalhadamente desenvolvido com o intuito de levar cidadania às mulheres em situação de vulnerabilidade de todo o DF. A capacitação garantirá o excelente resultado na prestação dos servidores”, reforçou.

*Com informações da DPDF