20/04/2023 às 08:41

Biblioteca oferece ações culturais e acervo de 1.700 livros

Entre as atividades disponíveis para a população no espaço, localizado na Entrequadra Sul 312/313, estão leituras de livros infantis, palestras e rodas de choro

Por Jak Spies, da Agência Brasília I Edição: Débora Cronemberger

Há mais de 30 anos, as bibliotecárias Neusa Dourado e Telma Bandeira transformaram um mercadinho desativado da Sociedade de Abastecimento de Brasília em equipamento cultural na Asa Sul. Desde então, a Biblioteca Pública de Brasília, na EQS 312/313, oferece diversas atividades culturais para a comunidade, como contação de histórias para crianças, palestras, oficinas, divulgação de eventos e lançamentos de livros.

Oficinas e contação de histórias são exemplos de atividades para o público infantil na Biblioteca Pública de Brasília | Fotos: Divulgação

São mais de 1.700 livros no acervo geral da biblioteca, que conta com mais 1.450 livros infanto-juvenis, 1.022 livros infantis, 527 publicações na Gibiteca e 455 materiais de apoio para concursos. Nas estantes da Biblioteca Pública de Brasília é possível encontrar obras de 262 escritores brasilienses.

Uma das autoras que teve seu livro lançado no espaço da Biblioteca comentou sobre a oportunidade de ter seu trabalho reconhecido. “Foi uma experiência muito bacana e enriquecedora para minha jornada de escritora”, conta Tatiane Almeida Freire Melo. A escritora diz que a contação é um momento importante e interativo, principalmente para as crianças.

O gerente da Biblioteca Nacional de Brasília, Frederico Machado, destaca a importância cultural das iniciativas. De acordo com ele, o movimento na biblioteca tem aumentado, e muitos autores da cidade têm procurado a biblioteca para divulgar seus livros. “A gente tem que valorizar os autores da cidade, além de trazer mais espaço e conforto para os estudantes e concurseiros que vem aqui”, ressalta.

Escritores da cidade podem deixar e pegar obras compartilhadas em estante da biblioteca

Eventos também entram para a lista de novidades na programação, como a Primeira Semana da Poesia e a Campanha Leia Brasília: #LeiaBSB, que incentiva a divulgação de escritores do DF.

Há uma estante de livros autorais que fica exposta na biblioteca, onde escritores da cidade podem deixar e pegar obras compartilhadas. Além disso, segundo o gerente Frederico, sempre na última sexta-feira do mês acontece uma Roda de Choro na instituição. A programação pode ser acompanhada pela página da Biblioteca Pública no Instagram.

Serviço

Biblioteca Pública de Brasília
? Endereço: EQS 312/313 – Asa Sul
? Telefones: (61) 3245.5022 e (61) 3245.1885
? Contato: bibpub312@cultura.df.gov.br e gbpb@cultura.df.gov.br
? Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, aos sábados, das 7h30 às 13h30. O balcão de atendimento encerra 30 minutos antes do fechamento da biblioteca.